Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Janeiro de 2019 | 00h13 - Actualizado em 11 Janeiro de 2019 | 00h13

Músico Tiviné ultima preparativos para lançamento do seu terceiro disco

Lobito - O músico angolano Tiviné anunciou, nesta quinta-feira, na cidade do Lobito, em Benguela, que pretende lançar ainda este ano a sua terceira obra discográfica, a ser editada na África do Sul, seis anos depois do álbum “Ulanda”.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à Angop, o músico, natural do Cuanza-Sul, contou que o disco está praticamente terminado e contém dez temas musicais, duas das quais da autoria do grupo Semba Muxima e outra do músico Mário Cajibanga.

Com o suporte de músicos do Lobito, Catumbela e Benguela, a obra discográfica, com o título ainda por definir, estava inicialmente para ser editada o ano passado, mas dificuldades financeiras alteraram os planos de Tiviné e do seu patrocinador Galante Produções.

Deu a conhecer que o seu trabalho funde estilos musicais diversos, como o kilapanga, nhátcho, tchianda, entre outros, cantados nas línguas nacionais Kimbundo, Ngóia, Kikongo e Umbundu, de forma a divulgação da música folclórica angolana.

Em relação ao actual movimento artístico em Benguela, Tiviné lamentou a falta de realização de espectáculos. Ao mesmo tempo, apelou aos agentes da Cultura e promotores de eventos no sentido de procurarem soluções para que a província saia do marasmo em que se encontra.

No entanto, disse que tem participado apenas em actividades culturais promovidas pelo MPLA ou em casamentos, baptizados e aniversários e que, por isso, mostra-se agora expectante com o novo álbum que espera lançar neste ano. 

Tiviné, nome artístico de Jaime Neves da Costa, é residente na cidade do Lobito, e lançou o seu primeiro disco em 1998 com o quinteto Njando formado por si, e do qual era líder, enquanto o segundo álbum foi lançado em 2013, altura que deu início a sua carreira a solo.

O músico conta com duas internacionalizações na República Federativa do Brasil, nomeadamente nas cidades de Brasília e da Baía, nos anos de 2015 e 2017, respectivamente.

Leia também
  • 28/01/2019 12:49:02

    Associação quer Carnaval do Lobito como atractivo turístico

    Lobito - O vice-presidente da Associação do Carnaval do Lobito (ACL), Madaleno Constantino, anunciou hoje, segunda-feira, a intenção de fazer do Entrudo uma marca daquela cidade da província de Benguela, a fim de ser reconhecido a nível nacional.

  • 25/01/2019 04:22:28

    Autoridades do Lobito pedem que promotores cumpram regras de espectáculos

    Lobito - O director da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, Henrique Pascoal, alertou, esta quinta-feira, aos promotores de eventos para a importância de cumprirem com rigor as regras sobre promoção de espectáculos e divertimentos públicos, sob pena de incorrerem em pesadas multas.

  • 25/01/2019 04:14:00

    Congresso da mocidade Baptista junta centenas de fiéis no Lobito

    Lobito - Perto de trezentos fiéis da Igreja Convenção Baptista de Angola (CBA) participam desde a última quinta-feira até sábado, na cidade do Lobito, em Benguela, no 18º Congresso Nacional da Mocidade, com a finalidade de despertar os jovens para serem vocacionados na sociedade.

  • 14/01/2019 21:20:55

    Actores de teatro e bailarinos em formação no Lobito

    Lobito - Actores de teatro e bailarinos participam de hoje até a próxima sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, numa formação que contempla o domínio das artes de encenação e a expressão corporal em palco, sob a égide do colectivo de artes Ndinga Nzola.