Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Janeiro de 2019 | 21h37 - Actualizado em 15 Janeiro de 2019 | 21h37

Grupos tradicionais "aquecem" encerramento dos jogos escolares

Saurimo - Os grupos tradicionais Utchota mu Tchota e Txianda do Luar, bem como o músico Gabriel Tchiema, animaram hoje (terça-feira), a cerimónia de encerramento dos 9º jogos nacionais escolares, realizados de 5 a 15 deste mês em Saurimo, Lunda Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Aquixi (Palhaços)

Foto: Miudo

Ao som do ngoma (tambores), os grupos apresentaram-se com os estilos de dança tradicionais locais, nomeadamente txianda, chombe, macopo e muango.

Durante as suas actuações, com a presença dos aquixi (palhaços) os grupos demostraram, através da dança e encenação, os hábitos e costumes do povo Lunda, como a mucanda (circuncisão) e o cafundeji (preparação da adolescente para a fase da puberdade).

Gabriel Tchiema, mais solto e bem entrosado com o público, levou alguns convivas, com particular destaque para a ministra da Educação e o governador da Lunda Sul, Cândida Teixeira e Daniel Neto, respetivamente, a ensaiarem alguns passos de dança com os temas “Mulekeleke e “Itela”.

A actividade contou com as participações das províncias do Bié, Bengo, Benguela, Cunene, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Malanje, Uíge e Huambo, com um total de 600 atletas que competiram nas modalidades de futebol, andebol, voleibol, basquetebol, atletismo convencional e adaptado, ginástica.

Os jogos escolares visam desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva tais como o espírito de “fair play”, o intercâmbio sociocultural e desportivo e o hábito de trabalho em grupo.

Esta é a segunda vez que a província acolhe o referido evento, depois de 2013, em que participaram mais de 400 atletas das 18 províncias.

Leia também
  • 16/01/2019 06:59:10

    Músico quer criatividade e investigação artística

    Saurimo - O músico e compositor Santos Católica apontou nesta terça-feira, em Saurimo, a necessidade de os criadores angolanos apostarem na criatividade e na investigação como caminhos para se enquadrarem nas exigências do mercado nacional.

  • 11/01/2019 11:07:45

    Cultura quer mais instrumentos acústicos no Carnaval2019

    Saurimo - O director do gabinete provincial da Cultura, turismo, juventude e desporto da Lunda Sul, Gabriel Tchiema, considerou, nesta sexta-feira, em Saurimo, ser necessário que os grupos carnavalescos utilizem mais instrumentos acústicos na feitura das canções.

  • 04/01/2019 15:58:34

    Cultura realiza festival da música folclórica tchokwe

    Saurimo - Um festival da música folclórica tchokwe denominado "Lutongo" será realizado em Setembro deste ano, na província da Lunda Sul, numa iniciativa do gabinete da Cultura, Juventude e Desportos da circunscrição.