Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Fevereiro de 2019 | 13h42 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 13h44

Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o presidente da Associação do Carnaval de Malanje (APROCAM), Quimuanga Artur, que falava à Angop, a instituição já recebeu 8 milhões do referido valor e aguarda os restantes dois milhões e 200 mil kwanzas.

Para a festa do Entrudo deste ano, referiu, estão inscritos 35 grupos que já começaram a ser avaliados, sendo 18 na classe infantil e 17 na de adulto, provenientes dos municípios de Malanje, Luquembo, Cangandala, Mucari, Quela e Cambundi-Catembo, este último participará pela primeira vez.

Serão apurados 13 grupos em cada classe, mais seis em relação a 2018.

Na presente edição do Carnaval, o primeiro classificado, nas duas classes, receberá o prémio de um milhão de kwanzas, contra os 300 mil das outras edições, ao passo que o segundo e terceiro terão 800 mil e 700 mil kwanzas, respectivamente.

Quinhentos mil é o prémio do quarto classificado, enquanto o quinto vai receber 300 mil kwanzas.

Para além dos classificados, disse a fonte, serão premiados os melhores comandantes e melhor corte, bem como serão entregues prémios de participação.

Quimuanga Artur informou que este ano o Ministério da Cultura não vai apoiar os grupos com indumentárias, pelo que a associação vai entregar 150 mil kwanzas para cada grupo, de modo a cobrir tais despesas, com vista uma festa condigna.

Quanto ao critério de avaliação dos grupos, a responsável apontou a harmonia entre o enredo, música, dança e a indumentária, que devem ter sempre em perspectiva a preservação dos hábitos e costumes da região.

O Carnaval/2018 foi ganho pelo grupo Ana Marimba, na categoria de adultos, e União 4 de Fevereiro, na classe infantil.

Leia também
  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.