Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Fevereiro de 2019 | 17h23 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2019 | 17h22

Grupos intensificam ensaios na Ganda para participação condigna no Carnaval

Ganda - Dezoito grupos carnavalescos inscritos nas classes infantil e de adultos intensificam os ensaios com vista a uma participação condigna na edição 2019 do entrudo, no município da Ganda, província de Benguela, cujo desfile está aprazado para os dias 22 e 23 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foliões em exibição no Carnaval

Foto: .

Em declarações hoje à Angop, o responsável pela área cultural da Administração Municipal da Ganda, José Albino, disse que se assiste a uma movimentações frenética de grupos a ensaiar em bairros e escolas, dada as acções de mobilização e encontros de concertação desenvolvidos na perspectiva do Carnaval sair à rua nas datas previstas.

José Albino revelou que oito dos 18 grupos carnavalescos inscritos são da classe infantil, estando todos prontos para o desfile em bloco no entrudo na Ganda.

Acrescentou que uma comissão municipal organizadora do Carnaval foi criada para mobilização de recursos financeiros, que visam o apoio em indumentária e premiação dos grupos vencedores, onde a classe empresarial local vai jogar papel preponderante.

José Albino admitiu o surgimento de inovações nesta edição do Carnaval na Ganda, nomeadamente o desfile de um bloco de animação cultural.  

Os tradicionais grupos carnavalescos da classe adulta “Nzinga Mbandy” e infantil comandante “Dangereux”, com mais de 300 integrantes cada, foram já seleccionados para representar o município no desfile provincial do Carnaval, aprazado para cinco de Março próximo, em Benguela.

O grupo Nzinga Mbandy venceu a edição 2018 do Carnaval na Ganda, na classe de adultos, enquanto na classe infantil o título foi conquistado pelo grupo Dangereux.

Leia também
  • 07/02/2019 21:15:40

    Autoridades querem repor mística carnavalesca de Benguela

    Benguela - As autoridades da província de Benguela querem retomar os moldes carnavalescos antigos, consubstanciados na promoção dos aspectos turísticos, culturais, comerciais e de pura diversão, para recuperar o pendor místico do Carnaval local, que durante anos dominou a região, informou o director provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Cristóvão Mário Kajibanga.

  • 28/01/2019 12:49:02

    Associação quer Carnaval do Lobito como atractivo turístico

    Lobito - O vice-presidente da Associação do Carnaval do Lobito (ACL), Madaleno Constantino, anunciou hoje, segunda-feira, a intenção de fazer do Entrudo uma marca daquela cidade da província de Benguela, a fim de ser reconhecido a nível nacional.

  • 25/01/2019 04:22:28

    Autoridades do Lobito pedem que promotores cumpram regras de espectáculos

    Lobito - O director da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, Henrique Pascoal, alertou, esta quinta-feira, aos promotores de eventos para a importância de cumprirem com rigor as regras sobre promoção de espectáculos e divertimentos públicos, sob pena de incorrerem em pesadas multas.