Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

02 Novembro de 2019 | 08h16 - Actualizado em 02 Novembro de 2019 | 08h16

José Luís Mendonça apresenta obra infantil no Lubango

Lubango - A "Lenda da Mãe África do filho que vendeu o coração" é o título da obra literária infantil do jornalista José Luís Mendonça apresentada sexta-feira, no Lubango.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Luís Mendonça, jornalista e escritor

Foto: José Filipe

O livro, de 34 páginas, retrata, de forma alegórica, a história de África, com passagens à floresta do Mayombe onde se desenrola a cena.

Com esta obra, o escritor venceu o Prémio Literário Jardim do Livro Infantil 2019, cuja cerimónia de premiação ocorreu durante a abertura da presente edição do evento.

A apresentação do livro, lançado no mercado em Julho deste ano, em Luanda, foi antecedida de uma palestra subordinada ao tema “Dimensão dialógica e pedagógica do livro no processo de comunicação interoperacional e transcultural”, dirigida a estudantes do curso de Língua Portuguesa afecto ao Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED).

Em declarações à ANGOP, o escritor afirmou que, apesar da obra ter sido escrita apenas para crianças, serve de incentivo para que os adultos possam persuadir os petizes a conhecer a história do passado de Angola em particular da África de uma forma geral.

“Tínhamos os nossos povos com um desenvolvimento normal que ia passando de uma etapa para outra e o colonialismo distorceu o percurso da nossa história, levando milhões de pessoas durante mais de 500 anos para o continente americano”, disse.

Acrescentou que aqueles cidadãos africanos que mais trabalhavam deram o seu sangue e bravura, nunca beneficiaram dos avanços da civilização e nesta obra literária  reprovo e condeno este tipo de desenvolvimento em África, centrado na riqueza pessoal e não bem-estar da população.

José Luís Mendonça nasceu no Golungo Alto (Cuanza Norte) e aparece no universo das letras com Chuva Novembrina”, com a qual venceu, em 1981, o prémio Sagrada Esperança.

É ainda autor da obra “Um Voo de Borboleta no Mecanismo Inerte do Tempo”.

Em 2015 foi-lhe outorgado o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Literatura.

Actualmente dirige e edita o Jornal Cultura, quinzenário angolano de Artes/Letras, e desenvolve projectos de fomento da leitura e da aprendizagem da língua veicular nas escolas e junto de organizações juvenis.

Leia também
  • 08/11/2019 13:04:17

    Hélder Simbad lança nova obra

    Luanda - O escritor angolano Hélder Simbad procedeu hoje (sexta-feira), em Luanda, ao lançamento do seu terceiro livro intitulado ?Tradução literária: análise contrastiva da tradução do coração telúrico de Lopito Feijó?.

  • 07/11/2019 22:51:16

    UEA ganha Centro de Estudos Literários de Angola

    Luanda- O Centro de Estudos Literários de Angola (CELA), que surge da necessidade de se desenvolver, promover e divulgar a literatura angolana a fim de valorizá-la cada vez mais, foi inaugurado quinta-feira, em Luanda, sob a égide da União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 06/11/2019 22:41:43

    Apresentada obra do escritor Luís Kandjimbo

    Luanda - A obra literária "Ulumbu o Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano para uma Hermenêutica Cultural" do escritor angolano Luís Kandjimbo foi lançada hoje, quarta-feira, em Luanda.