Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Novembro de 2019 | 09h20 - Actualizado em 09 Novembro de 2019 | 09h20

Resenha Cultural: Entrega do Prémio Nacional destaque da semana

Luanda - A entrega do Prémio Nacional de Cultura e Artes destacou-se entre os assuntos da semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Entre os galardoados, chamados ao palco para receberem os merecidos troféus, está Teta Lando (a título póstumo), o escritor Eduardo Agualusa, o pintor Don Sebas Cassule, a Associação Globo Dikulu, o pesquisador Toni Mulato, o realizador Dorivaldo Cortez e a historiadora Constança Ceita.

No domínio literário fez manchete a abertura do Centro de Estudos Literários de Angola (CELA), que surge da necessidade de se desenvolver, promover e divulgar a literatura angolana a fim de valorizá-la cada vez mais.

O CELA é um órgão vocacionado para a realização das acções programadas e apoio de iniciativas que se inscrevem no âmbito da investigação da literatura angolana e outros domínios conexos, que visa a consagração do carácter institucional, o estudo na sua matriz histórica, memorial e de tradição oral.

No mundo do cinema mereceu destaque noticioso a pré-estreia do filme "Kahitu", do realizador angolano Alberto Botelho, adaptado da obra literária Vozes na Sanzala, de Uanhenga Xitu.

O filme, cuja exibição para o público está marcada para o dia 8 deste mês, em todas salas Cinemax do país, retrata a história de um jovem (Kahitu) paralítico desde a sua nascença, que engravida a rapariga mais bela e desejada da sanzala.

O drama tradicional, com 70 minutos de duração, retrata a estreita fidelidade e cumplicidade dos valores sócio-culturais angolanos, onde os mitos e as crenças sobrenaturais predominam e influenciam a conduta da população.

A inauguração da exposição fotográfica dedicada a memória de Agostinho Neto, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), em Luanda, no âmbito das comemorações dos 44 anos de independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro, é o destaque no mundo das artes plásticas.

O evento, uma iniciativa da Fundação António Agostinho Neto em parceria com o CIAM, estará patente até Janeiro de 2020 e apresenta fotografias tiradas no Maquis e nos primeiros anos da independência pela fotógrafa italiana Augusta Conchiglia.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 09/11/2019 07:21:09

    Cancioneiro angolano marca entrega do Prémio de Cultura

    Luanda - Numa noite dedicada a entrega dos troféus aos criadores galardoados com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, 2019, o palco do Cine Tropical serviu para uma viagem ao passado do cancioneiro angolano.

  • 09/11/2019 01:22:35

    Escritor Agualusa destaca nova era no país

    Luanda - O escritor angolano José Eduardo Aguslusa afirmou, na noite de sexta-feira, em Luanda, que o país vive uma nova era, marcada pela maior abertura, pacificação e aproximação entre os angolanos.

  • 09/11/2019 01:04:51

    Ministra enaltece qualidade da produção artística nacional

    Luanda - A ministra do Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, enalteceu, na noite de sexta-feira, a qualidade da produção artística dos criadores angolanos e o seu contributo na afirmação do país no contexto das nações.