Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Novembro de 2019 | 07h43 - Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 08h22

Ministra anuncia FENACULT para 2020

Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, anunciou, na terça-feira, em Paris (França), a realização do Festival Nacional de Cultura (Fenacult) em 2020, no âmbito das celebrações do 45º aniversário da proclamação da independência nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus

Foto: Cedida

De acordo com a ministra, que falava no Fórum dos Ministros da Cultura, no quadro da 40ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO,  o festival vai incluir um simpósio sobre a cultura nacional, com vista a actualização da Política Cultural.

Os participantes, avançou Maria da Piedade de Jesus, deverão ter em conta, de entre outras, as reflexões a volta dos objectivos do desenvolvimento sustentável no que concerne a contribuição da cultura para a paz e o diálogo, as conquistas da Bienal de Luanda-Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, a gestão e a utilização responsável do património cultural e dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas.

Em relação a cooperação internacional, Maria da Piedade de Jesus reiterou o apelo lançado no objectivo 17 do desenvolvimento sustentável sobre a necessidade do reforço dos meios para a implementação da parceria mundial para o desenvolvimento sustentável e a revitalizar.

A governante angolana afirmou que o país apoia todas as iniciativas, encorajando as estratégias internacionais, nacionais e locais para o desenvolvimento sustentável integrarem uma dimensão cultural.

Para a ministra, a capacidade dos agentes culturais em produzir e distribuir bens e serviços culturais, em particular os que se relacionam com as expressões culturais menos conhecidas deve ser reforçada.

Maria da Piedade de Jesus adiantou que a Política Cultural reconhece a importância da cultura de diálogo, pois sem a qual qualquer cultura se enfraquece, realçando que o diálogo supõe, naturalmente, a aceitação da diferença e a interacção com as demais culturas.

Devido ao facto de as culturas projectarem sempre no universal, a Política Cultural, de acordo com a ministra, visa à recuperação e à promoção dos valores tradicionais do  país, de maneira a fazer face aos fenómenos de uniformização e de harmonização que são os efeitos da globalização.

“A Política Cultural, enquanto vector da paz para reforçar as relações intercomunitárias e internacionais, promove o diálogo intercultural e interconfissional e a diversidade cultural com vista a apoiar a consolidação da paz e a prevenção dos conflitos e construir comunidades solidárias e resilientes, a luta contra a destruição deliberada do património cultural e o trafico ilícito dos bens culturais solicitando o seu retorno ao país de origem em aplicação das convenções da UNESCO, reforça o turismo cultural que apoia, salvaguarda, promove e valoriza o património cultural”, reforçou. 

A segunda edição do Fenacult realizada entre 30 de Agosto a 20 de Setembro de 2014  serviu como ponto de promoção da coesão, unidade e da diversidade cultural de Angola, bem como da preservação e divulgação da identidade nacional.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 19/11/2019 07:30:52

    Cultura trabalha na fundamentação do dossier Cuito Cuanavale

    Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, afirmou, nesta segunda-feira, em Paris (França), que se está a trabalhar no processo de fundamentação do dossier Cuito Cuanavale, para, posteriormente, ser remetido à UNESCO, no âmbito da candidatura a Património Cultural da Humanidade.

  • 18/11/2019 12:04:56

    Miguel Bote representa Bengo no Variante 2019

    Caxito - O artista Miguel Bote vai representar a província do Bengo no Festival de Música Popular Angolana (Variante) 2019, cuja fase final se realiza este mês em Benguela.

  • 18/11/2019 10:59:28

    Angola na 40.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco

    Luanda - Angola participa, de 18 a 23 deste mês, na 40.ª Sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a ocorrer em Paris (França), com uma delegação chefiada pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.