Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Novembro de 2019 | 15h42 - Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 15h41

Tribunal suspende eleições na UNAC-SA

Luanda - O Tribunal Provincial de Luanda determinou, nesta quarta-feira, a suspensão do acto eleitoral na União Nacional dos Artistas e Compositores- Sociedade de Autores (UNAC-SA), atendendo a um recurso interposto pela lista B, liderada pelo guitarrista Belmiro Carlos, a 28 de Outubro último.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com essa medida judicial, o pleito naquela associação, inicialmente remarcado para 23 de Novembro, fica adiado sine die.

Esta é a quarta vez, desde 2017, que o acto eleitoral é adiado devido as reclamações sobre a falta de lisura,  de transparência, imparcialidade e seriedade do processo, imputadas à Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Os integrantes da lista B acusam a CEN de praticar actos que ferem o processo, entre os quais a exclusão de artistas sem consultar previamente as Comissões Eleitorais Locais, pendurando-se em elementos novos (não mencionados) que não constam do instrutivo criado, em 2017, pela CEN.

O normativo insta todos os membros da UNAC-SA a regularizar as suas quotas, para participar no processo eleitoral.

Na sua reclamação, a lista B considera não serem reais os números da população votante apresentados nos cadernos eleitorais das localidades em causa, reafirmando que Cabinda conta com 134 eleitores em condição de votar contra os 107 aprovados pela CEN, Malanje com 234 (ao contrário dos 42 anunciados), Benguela com 264 (em oposição aos 134 incluídos nas listas) e que no Huambo devem votar 591 eleitores contra os 107 registados nos cadernos eleitorais.

O líder da lista B, Belmiro Carlos, lamentou, à ANGOP, esta quarta-feira, o facto de ter de continuar à procurar nos tribunais a  solução de um problema tão elementar, básico e incontornável para qualquer processo eleitoral que se quer transparente e imparcial e pede, aos associados, calma e confiança pois não se poupará para  pôr em marcha todas as soluções  e mecanismos disponíveis na defesa dos interesses de todos os membros.

Avançava ter submetido uma reclamação junto a CEN onde indicava a existência de irregularidades nos cadernos das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Huambo e Cabinda, principalmente nas últimas quatro, que viram reduzir o número de votantes para mais de 70 por cento sem razões aparentes.

Concorrerem ao pleito o músico Zeca Moreno, na liderança da lista A, e o guitarrista Belmiro Carlos, como líder da lista B.

A UNAC-SA é uma associação sociocultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores cénicos, coreógrafos e bailarinos.

A organização, com mais de seis mil membros, tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 20/11/2019 07:43:24

    Ministra anuncia FENACULT para 2020

    Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, anunciou, na terça-feira, em Paris (França), a realização do Festival Nacional de Cultura (Fenacult) em 2020, no âmbito das celebrações do 45º aniversário da proclamação da independência nacional.

  • 19/11/2019 07:30:52

    Cultura trabalha na fundamentação do dossier Cuito Cuanavale

    Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, afirmou, nesta segunda-feira, em Paris (França), que se está a trabalhar no processo de fundamentação do dossier Cuito Cuanavale, para, posteriormente, ser remetido à UNESCO, no âmbito da candidatura a Património Cultural da Humanidade.

  • 18/11/2019 12:04:56

    Miguel Bote representa Bengo no Variante 2019

    Caxito - O artista Miguel Bote vai representar a província do Bengo no Festival de Música Popular Angolana (Variante) 2019, cuja fase final se realiza este mês em Benguela.