Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

07 Dezembro de 2019 | 09h16 - Actualizado em 06 Dezembro de 2019 | 21h41

Resenha Cultural: Lançamento do Ensa-Arte marca semana

Luanda - O lançamento XV edição do prémio Ensa-Arte, que vê incluída a categoria de Fotografia, marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A categoria Fotografia só vai vigorar na XV edição, uma novidade que começou desde o último concurso Ensa-Arte, com a inclusão da modalidade Gravura.

No domínio das artes plásticas foi destaque a realização da exposição itenerante "Heroínas africanas da luta de libertação contra o colonialismo" na Universidade Católica de Angola, em Luanda.

A amostra inclui imagens de heroínas, algumas em cenário de guerra, documentos históricos, entre poemas, manuscritos, jornais da década de 60, cartazes e panos africanos com retratos de Deolinda Rodrigues (Angola), Josina Machel (Moçambique) e Titina Silá (Guiné-Bissau).

Em termos literários, a semana acabou com o anúncio do lançamento da obra da coreógrafa e investigadora angolana Ana Clara Guerra Marques, intitulada "Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo".

A obra é produto do seu longo trabalho de investigação no terreno cultural cokwe, incidindo sobre a performance e a linguagem corporal das máscaras de dança Mwana Phwo e Cihongo, enquanto estruturas de comunicação capazes de sustentar uma memória colectiva.

Assuntos Angola  

Leia também