Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Dezembro de 2019 | 04h11 - Actualizado em 15 Dezembro de 2019 | 17h32

Bonga brilha no "adeus" do Show do Mês

Luanda - Com mais de 40 anos de carreira e quase cinco centenas de músicas gravadas, "Bonga Kwanda" tinha tudo para fechar em grande estilo, neste sábado, a 6ª temporada do projecto cultural "Show do Mês", promovido pela empresa Nova Energia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bonga encanta público no CCB

Foto: Henri Celso

Músico Bonga na actuação do Show do Mês

Foto: Henri Celso

Habituado a brilhar em grandes palcos, desde a década de 1970, o músico regressou a Luanda com vontade de encantar um público fiel, que em menos de uma semana esgotou   os ingressos para assistir ao show no Centro de Conferência de Belas.

Neste sábado à noite, Bonga esteve em alta: cantou, encantou e deixou, em palco, subsídios para a preservação da angolanidade e o engrandecimento da cultura angolana.

O artista encerrou em grande estilo a temporada 2019 do Show do Mês, com um repertório diversificado, à base do semba, o seu ritmo de eleição.

Bonga entrou para o palco ao ritmo de "Bonguinha" (tema instrumental), ao que se seguiu "Camboborinho", "Kuamakove", "Marimbondo" e "Homem do Saco".

Com a sua inseparável dicanza (reco-reco) à mão, procurava alternar a cadência melódica.

Ao cabo dos primeiros seis temas, o artista cantou "Makezo", para descontrair, antes de interpretar "Nagana Ngonga".

Logo a seguir, já com a plateia completamente envolvida, Bonga cantou, numa sentada, "Água Rara", "Kisselenguenha", "Mona", "Diacandumba" e "Kaxexe".

Entre um tema e outro, interagia com a plateia, falando sobre hábitos e costumes que se perderam com o tempo (como a conversa à volta da fogueira), enquanto Jorge Mulumba, filho do  instrumentista Kutixi, preenchia os vazios com instrumentos tradicionais.

Na verdade, a actuação de Bonga foi um verdadeiro "Encontro na Tradição", aliás, o tema escolhido pela Nova Energia para encerrar o seu programa cultural de 2019.

O show ia meio, quando o artista mandou para o palco "Mulemba Xangola", abrindo o derradeiro  bloco da sua actuação, que incluiu os números "Odjo Maguado", "Mukanje", "Frutas de Vontade", "Kanbua", "Kabolobolo", "Mariquinha" e "Sambila".

Em clima de festa, no palco e na plateia, Bonga queria terminar o show em grande estilo e, entre vários propostas de sucesso, a escolha recaiu para "Jingonça".

Foi ao som desse ritmado semba que Bonga pôs fim a uma actuação de quase duas horas e meia, em que confirmou a sua grandiosidade e popularidade em Angola.

Mais do que cantar, o músico, no seu jeito extrovertido, apelou à nova geração para a necessidade de preservar a música e a tradição angolana, por ser rica, bela e genuína.

O grupo Nova Energia aproveitou a ocasião para homenagear Bonga, a quem ofereceu um quadro pintado com a sua imagem e uma dicanza.

Depois de encerrar a 6° temporada do Show do Mês, o artista actua neste domingo, no projecto Muzongue da Tradição, em Luanda.

José Adelino Barceló de Carvalho nasceu na província do Bengo, em Setembro de 1942.

Já actuou nos melhores palcos de França, Portugal, Estados Unidos da América (EUA), Guiné-Bissau, Moçambique, Suíça, Canadá, entre outros países.

Bonga conquistou já vários galardões a nível nacional e no estrangeiro, com destaque para o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Música, em 2010.

Foi condecorado com insígnia “Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras”, atribuída pelo governo francês, em 2014.

Assuntos Música  

Leia também
  • 15/12/2019 01:39:50

    Duetos N'Avenida encerram com Carlos Burity

    Luanda - Música vibrante a cargo de Carlos Burity, Patrícia Faria e Gersy Pegado encerrouva terceira temporada do projecto artístico Duetos N'Avenida, sábado, em Luanda.

  • 10/12/2019 22:07:10

    Puto Português e União Mundo da Ilha partilham palco

    Luanda - O músico angolano Puto Português vai realizar, no dia 13 deste mês, em Luanda, um show em que terá como convidado especial o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha.

  • 29/11/2019 12:40:37

    "Impactus 4" voltam a Windhoek depois de quinze anos

    Luanda - Passados cerca de quinze anos, o grupo angolano "Impactus 4" volta a Namíbia, para proporcionar, neste sábado, um espectáculo na capital Windhoek, e relembrar os momentos áureos da carreira vividos pelos quatro irmãos em solo namibiano.