Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Dezembro de 2019 | 18h48 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 19h44

Escritor sugere nome de artistas na toponímia

Luanda - O escritor João da Silva Cardoso sugeriu, nesta terça-feira, em Luanda, a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da Rua dos Mercadores

Foto: Lino Guimaraes

João Cardoso é de opinião que a toponímia  deve ter nomes de artistas nacionais  de referência, para que sejam homenageados e valorizados pela contribuição que deram para a elevação da cultura.

Em declarações à Angop, o escritor adiantou que a atribuição destes nomes na toponímia seria um reconhecimento do Estado, para com todos aqueles que contribuíram culturalmente para elevação do nome de Angola, antes e depois da independência.

O autor realçou que deve ser feito um estudo para a escolha dos nomes existentes nas categorias como a literatura, dança, teatro, artes plásticas, escultura e musica, para que sejam homenageados na toponímia.

Disse que numa ronda realizada nas principais ruas de Luanda reparou que todas elas têm nomes de políticos, e quando é de um artista este é de nacionalidade portuguesa de séculos passados.

João da Silva Cardoso deu o exemplo de ruas da urbanização Nova Vida, no Kilamba Kiaxi,  Talatona e de algumas centralidades onde as vias são numeradas ou identificadas  por ordem alfabética, quando podiam ter o nome de artistas

Na opinião do professor do ensino médio, uma sociedade não se faz simplesmente com políticos, mas com todos que se destacam nos vários campos e garantem o crescimento de uma nação.

O autor referiu que quem fala de nomes da cultura para a toponímia, fala de outras áreas da sociedade, de todos que deram o seu máximo pelo país.

O professor lamentou o facto de a toponímia angolana ter preservado as designações de figuras portuguesas,  herdadas do período antes da independência.       

João da Silva Cardoso nasceu na província de Malanje em 1972 , é licenciado em literatura africana pela Faculdade de Letras  da Universidade Agostinho Neto, conta com os romances “ De corpo e Alma “ e “Historias da minha vida  “ publicados e tem algumas publicações em revistas e jornais.    

Leia também
  • 03/12/2019 21:21:36

    Onofre dos Santos apresenta "Lenguluka"

    Luanda - A obra literária intitulada "Lenguluka", do escritor Onofre dos Santos, que retrata o triangulo amoroso entre um angolano, uma cabo-verdiana e um português foi hoje, quarta-feira, apresentado em Luanda.

  • 30/11/2019 23:01:08

    Batalha do Cuito Cuanavale destacada em colóquio

    Luanda - O contributo para a libertação da África Austral resultante da batalha do Cuito Cuanavale foi destacada hoje no segundo dia da semana cultural do 25° aniversário da democracia na África do Sul, que decorre em Luanda.

  • 26/11/2019 20:45:32

    Livro "Heroínas da Dignidade" homenageia mulheres

    Luanda - O livro intitulado "Heroínas da Dignidade", da autoria da jornalista Florbela Malaquias, lançado nesta terça-feira, em Luanda, homenageia as mulheres sofridas da Jamba, antigo bastião da UNITA, na época do conflito armado em Angola.