Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Março de 2019 | 19h01 - Actualizado em 06 Março de 2019 | 19h40

Bravos da Vitória vence Carnaval na classe de adultos

Benguela - O grupo carnavalesco Bravos da Vitória, do município da Catumbela, venceu, com 542 pontos, o Carnaval de Benguela, na classe de adultos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Grupo Carnavalesco

Foto: Angop

Ficaram nas posições seguintes, os grupos Bloco Amarelo, com 500 pontos, Irene Cohen, do município do Cubal, com 442 pontos, enquanto o Unidos da Baía Farta ocupou a quarta posição, com 427 pontos, respectivamente. 

O grupo Bravos da Vitória, que esteve quatro anos sem competir na fase provincial, arrebatou ainda o prémio de melhor alegoria e bateria, enquanto o Bloco Amarelo venceu o de melhor comandante e o grupo Irene Cohen a melhor canção. 

Houve um empate na votação do quesito melhor rainha, pelo que o prémio foi repartido pelas rainhas dos grupos Bravos da Vitória e do Bloco Amarelo. 

Já na classe infantil, venceu, pela primeira vez, o grupo Mártires do Kuito, do município do Bocoio, com 442 pontos, seguido do Unidos do Lobito, com 378 pontos, e do grupo Agostinho Neto, do município do Cubal, com 360 pontos. 

O prémio de melhor comandante recaiu para o grupo Candengues dos Malambas, de Benguela, melhor rainha e bateria para o Unidos do Lobito e de melhor canção para o grupo Agostinho Neto.

Quanto a premiação dos grupos, para a classe de adultos foi atribuído o valor de um milhão de kwanzas para o primeiro classificado, 750 mil para o segundo e 500 mil para o terceiro classificado.

Na classe infantil, o primeiro grupo arrebatou o valor de 500 mil kwanzas, o segundo 300 mil e o terceiro classificado 200 mil kwanzas. 

O melhor comandante e rainha receberam cem mil kwanzas cada, alegoria, canção e bateria com 50 mil kwanzas, respectivamente.

Nos infantis, o melhor comandante e a rainha receberam 50 mil kwanzas cada, e a melhor bateria e canção 30 mil cada.

Participaram no desfile provincial oito grupos da classe de adultos e igual número de infantis.

Entretanto, no município da Ganda, o grupo carnavalesco Nzinga Mbandy” sagrou-se, pela quarta vez consecutiva, vencedor do Carnaval local, na classe de adultos, com 334 pontos.

Com uma exibição diversificada de dança rítmica moderna, tradicional, canções de apelo a boa governação, qualidade no ensino e na saúde, o colectivo Nzinga Mbandy superou os 10 outros da classe de adultos participantes da competição, arrebatando como prémio 100 mil kwanzas.

As mensagens do grupo convenceram o jurado, coordenado pelo professor Samuel Soma Manuel, por serem incentivadoras para uma administração participativa que se pretende implementar no actual contexto do país.

Em segundo lugar ficou o grupo da aldeia da Katima com 240 pontos e em terceiro o Dembwe com 170, respectivamente.

Na categoria infantil, venceu a turma da escola comandante Dangereux (quarta vez consecutiva), com 280 pontos, seguido da turma da 37, com 143 pontos, e o terceiro lugar coube ao 1º ciclo Major Saydy Vieira Mingas, que somou 201 pontos.

Os prémios do primeiro ao terceiro classificados cifraram-se, respectivamente, em 100 mil, 80 e 60 mil kwanzas para a classe adulta, bem como 80 mil, 60 e 40 aos vencedores da classe infantil.

Cinco dos 18 grupos inicialmente previstos para o desfile competitivo do Entrudo desta terça-feira na Ganda desistiram a última hora, alegadamente devido ao mau tempo (chuva) que se fez sentir.

Leia também
  • 04/03/2019 16:47:10

    Comissão organizadora introduz inovação na avaliação dos grupos

    Benguela - A comissão provincial organizadora do Carnaval de Benguela nomeou, pela primeira vez, sete especialistas das mais variadas categorias socioculturais para apurarem os vencedores nas respectivas áreas.

  • 02/03/2019 16:29:33

    Ganda descarta participação no Carnaval provincial por falta de condições

    Ganda - Os grupos carnavalescos "Njinga Mbandi", na classe de adultos, e "Comandante Dangereux", na classe infantil, representantes do município da Ganda, desistiram de participar no desfile provincial do Entrudo/2019, que acontece a 05 do corrente no largo de África, na cidade de Benguela, por alegada falta de condições técnicas, logísticas e de transporte.

  • 02/03/2019 15:38:32

    Bravos da Vitória quer arrebatar edição 2019 do Carnaval

    Catumbela - O grupo carnavalesco “Bravos da vitória”, do município da Catumbela, está a preparar “nos detalhes” a sua participação no desfile provincial do Entrudo, edição 2019, com o objectivo de arrebatar o troféu, disse hoje, sábado, nesta circunscrição, a nova comandante desta agremiação, Gisela Santos.