Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Março de 2019 | 15h00 - Actualizado em 05 Março de 2019 | 17h00

Crianças levam Mukanda e Cafundeji ao Largo 1º de Maio

Saurimo - O desfile provincial na classe infantil na Lunda Sul está a ser marcado com demonstrações de vários rituais do povo Lunda tchokwe, como o Mukanda, ritual de iniciação masculina, durante o qual as crianças são circuncidadas e o Cafundeji, cerimónia em que a jovem mulher aprende uma dança do ventre apreciada pelos sobas, antecipando as relações sexuais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

LUNDA SUL: CRIANÇAS MOSTRAM RITUAL DE CAFUNDEJI

Foto: QUINTAS BENJAMIM

A circuncisão masculina na etnia tchokwe é uma das maiores provas submetidas aos adolescentes e constitui um autêntico calvário, tendo em conta a forma como é feita a pequena cirurgia, e as regras impostas aos circuncidados durante o período de permanência no Mukanda.

As regras de convivência começam com a aprendizagem da nova linguagem, onde ao circuncidado (candandji), como é chamado na língua Cokwe, só é permitido falar ou divulgar alguns objectos comuns, usando apenas expressões permitidas.

Cafundeji, ou simplesmente ukule, consiste num ritual de iniciação feminina que se realiza aquando da primeira menstruação da adolescente, onde ela recebe instruções sobre o acasalamento.

A adolescente é pintada com tatuagens púbicas (mikonda) para fins eróticos e, juntamente, com o seu futuro noivo, procede a diversos rituais que culminam na consumação do casamento dos dois jovens.

Até ao momento, já desfilaram cinco grupos na classe infantil, faltando apenas seis para o encerramento do desfile nesta categoria.

O "tiro" de largada do desfile foi feito pelo governador provincial, Daniel Neto.

Leia também
  • 05/03/2019 16:55:49

    Txianda em destaque no carnaval na Lunda Sul

    Saurimo - A maioria dos grupos carnavalescos que desfilam no Largo 1º de Maio, na edição 2019 do entrudo, apresentam-se com a dança tradicional Txianda, que caracteriza e identifica o povo tchokwe, usada para a recepção de grandes entidades governamentais ou tradicionais.

  • 05/03/2019 16:21:30

    Utchokwe Mu Tchota abre desfile de adultos na Lunda Sul

    Saurimo - O grupo carnavalesco Utchokwe Mu Tchota, representante do município de Saurimo, vencedor da edição 2018, abriu a instantes o desfile na classe de adultos da Lunda Sul, evento que acontece no Largo 1º de Maio.

  • 05/03/2019 15:45:06

    Grupo Txizainga encerra desfile infantil na Lunda Sul

    Saurimo - O grupo carnavalesco Txizainga, representante do município de Saurimo, encerrou em instantes o desfile da classe infantil do carnaval/2019 da província da Lunda Sul, realizada no Largo 1º de Maio.