Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Março de 2019 | 13h57 - Actualizado em 05 Março de 2019 | 16h38

Inicia desfile de Carnaval de adultos no Uíge

Uíge - O desfile da classe de adultos no Uíge iniciou-se com a entrada em cena do Esperança no Futuro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Seguir-se-á a exibição dos grupos Vida pela Vida e Nova Esperança, os três provenientes de bairros do município sede da província.

A grelha será preenchida com os grupos Dom Álvaro Kiombo, do Quivita, Segue-me, Nzoji Yeto, 11 de Novembro do Quiongua, Catuta, ambos grupos carnavalescos de bairros e aldeias sedeadas na capital da região.

A festa conta ainda com a participação dos colectivos  União do Kimbele, Daqui Doi, do Púri, Ana Tocanma, do Bungo, Nssosso Sacandica e Progresso Ana Zombo, de Maquela do Zombo, Dibondo, da Damba, e Buengas, do município com respectiva denominação.

Leia também
  • 05/03/2019 16:21:30

    Utchokwe Mu Tchota abre desfile de adultos na Lunda Sul

    Saurimo - O grupo carnavalesco Utchokwe Mu Tchota, representante do município de Saurimo, vencedor da edição 2018, abriu a instantes o desfile na classe de adultos da Lunda Sul, evento que acontece no Largo 1º de Maio.

  • 05/03/2019 15:45:06

    Grupo Txizainga encerra desfile infantil na Lunda Sul

    Saurimo - O grupo carnavalesco Txizainga, representante do município de Saurimo, encerrou em instantes o desfile da classe infantil do carnaval/2019 da província da Lunda Sul, realizada no Largo 1º de Maio.

  • 05/03/2019 15:00:18

    Crianças levam Mukanda e Cafundeji no Largo 1º de Maio

    Saurimo - O desfile provincial na classe infantil na Lunda Sul está a ser marcado com demonstrações de vários rituais do povo Lunda tchokwe, como o Mukanda, ritual de iniciação masculina, durante o qual as crianças são circuncidadas e o Cafundeji, cerimónia em que a jovem mulher aprende uma dança do ventre apreciada pelos sobas, antecipando as relações sexuais.