Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

24 Março de 2019 | 09h32 - Actualizado em 24 Março de 2019 | 09h32

Huíla: Falta de salas leva desistência de grupos teatrais

Lubango - O presidente da associação provincial de teatro da Huíla, Osvaldo de Almeida, declarou hoje, domingo, que a falta de salas para actividades culturais tem provocado conflitos entre artistas na ocupação do único espaço localizado no pátio da Cultura, levando à desistências de alguns grupos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Antigo cine ODEON no Lubango

Foto: Manuel Fernandes

Em declarações à Angop, hoje, sobre o festival de 27 a 30 de Maio, por ocasião do dia mundial do teatro, o responsável disse que a exiguidade de  espaços para exibições já se arrasta há mais de dez anos e tem criado constrangimentos e forçado a redução da criação de peças, por não haver onde exibir.

Disse que o município do Lubango, onde existem 16 grupos, conta apenas com um único espaço localizado no pátio da direcção provincial da Cultura, que também é disputado por artistas plásticos e organizadores de eventos religiosos.

Osvaldo de Almeida referiu que associação tem procurado apoio em instituições de ensino com espaços para a realização destes eventos, mas sem sucesso.

Pede mais atenção a arte de representar no resgate dos valores morais e cívicos, passando pela implementação mais seis salas afim.

Sem revelar números de grupos desistentes, disse que alguns resistem mediante ao pagamentos mensais dos integrantes.

Disse que apesar do teatro ainda não dar dinheiro a nível da província, os grupos estão motivados para que de 27 a 30 do corrente exibir 14 peças com teor virado ao resgate de valores cívicos e orientações manadas pelos governantes.

O chefe do Departamento da Cultura e Artes e Património Histórico do sector da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Bernardino Gabriel, admitiu que no Plano de Desenvolvimento Provincial (2018-2022) consta a construção de duas casas de cultura, assim como uma escola de artes para a profissionalização dos jovens em distintas disciplinas artísticas.

O sector da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Huíla controla 84 grupos de dança, 62 grupos teatrais e 20 bandas musicais que congregam ao todo 242 artistas.

nnnn

Assuntos Província » Huíla   Teatro  

Leia também
  • 13/03/2019 05:38:57

    Huíla acolhe Miss Angola 2019

    Lubango - Treze anos depois, o maior concurso de beleza feminino angolano realiza-se fora de Luanda, com a cidade do Lubango, província da Huíla, a ser a escolhida para albergar, em Junho próximo, a edição 2019, soube nesta terça-feira a Angop.

  • 08/03/2019 09:39:52

    Lançada obra académica sobre "Biodiversidade de Angola"

    Lubango - Um livro académico intitulado "A Biodiversidade de Angola", do professor luso da Universidade do Porto, Nuno Ferrand, foi lançado na quinta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla.

  • 07/03/2019 20:09:58

    Museu de Ciência e História Natural valoriza etapas históricas

    Lubango- A criação do Museu de Ciência e História Natural do Lubango vai permitir divulgar e valorizar as etapas históricas do processo civilizacional da região, a apropriação científica do acervo e consequente desenvolvimento de um pólo de investigação tecnológica, considerou, nesta quinta-feira, o PCA do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, Daniel Quipaxe,.