Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Março de 2019 | 15h25 - Actualizado em 25 Março de 2019 | 15h23

Soberano lunda quer resgate dos hábitos e costumes

Dundo - As autoridades tradicionais dos municípios de Chitato, Lucapa, Cambulo e Lóvua (Lunda Norte), foram orientadas hoje, segunda-feira, a exercerem seu papel nas comunidades, para o resgate dos hábitos, costumes e valores morais do povo tchokwe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se das danças e uso do ngoma (batuque) em cerimónias da mucanda (iniciação masculina) cafundeji, ou simplesmente ukule, que consiste num ritual de iniciação feminina que se realiza aquando da primeira menstruação da adolescente, onde ela recebe instruções sobre o acasalamento e a reactivação dos jangos para a instrução das camadas jovens.

As recomendações foram dadas através do regedor Nachiri, coordenador da comissão local da Corte Real do novo soberano Lunda, João Lucas Dos Santos “Mwatxissengue Wa-tembo”, num encontro com às autoridades tradicionais dos referidos municípios.

Consta das orientações, a constituição de um núcleo da Corte Real nos dez municípios que compõem a província, na perspectiva da unidade etno-linguística-chóckwe nas regiões do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul.

O novo rei do povo lunda tchokwe, João Lucas dos Santos “Lukassa” substitui no poder o malogrado Alberto Ndumba, desde o dia 16 de Março.

Apesar de ser uma República, em Angola o poder tradicional é reconhecido e tem um papel preponderante na mediação de conflitos e na resolução dos problemas sociais nas comunidades.

O Reino da Lunda, também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africanas, desde o Katanga, rio Luio até Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu Estado central ficava localizado no actual Katanga, na República Democrática do Congo (RDC).

Leia também
  • 24/03/2019 19:16:50

    Obra "Mulher Malanjina" vence Festival Provincial de Poesia

    Malanje - A obra "Mulher Malanjina", que homenageia à mulher e a cidade de Malanje, do poeta Francisco Vieira Gunza "Mukunekena da Interação", venceu, na noite de sábado a 4ª edição do Festival Provincial de Poesia e Trova.

  • 23/03/2019 16:11:20

    Governador quer mais apoios para a realização exitosa do Festi-Congo

    Mbanza Kongo - O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, pediu sexta-feira, em Mbanza Kongo, o envolvimento de toda sociedade nos preparativos da realização da primeira edição do Festival Internacional da Cultura (Festi-Congo), a realizar-se no próximo mês de Julho deste ano.

  • 16/03/2019 02:06:05

    "Quatidiano San" é o novo livro de Salvador Ferreira

    Luanda- O livro intitulado "Quatidiano San" é a mais recente obra do docente angolano Salvador Ferreira, colocado à disposição dos leitores, esta sexta-feira, em sessão de venda e assinatura de autógrafos.