Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

02 Março de 2019 | 16h29 - Actualizado em 02 Março de 2019 | 16h28

Ganda descarta participação no Carnaval provincial por falta de condições

Ganda - Os grupos carnavalescos "Njinga Mbandi", na classe de adultos, e "Comandante Dangereux", na classe infantil, representantes do município da Ganda, desistiram de participar no desfile provincial do Entrudo/2019, que acontece a 05 do corrente no largo de África, na cidade de Benguela, por alegada falta de condições técnicas, logísticas e de transporte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Grupo carnavalesco

Foto: Divulgação

Em declarações à Angop, neste sábado (02), o coordenador adjunto do Njinga Mbandi, Luís Papelo, confirmou a desistência do grupo no desfile provincial, explicando que estão preparados apenas para participar no Carnaval municipal, igualmente a 05 do corrente.

Adiantou que, durante a sua exibição, a agremiação vai fazer uma miscelânea de dança moderna com vários rirmos tradicionais locais, como o nhacho, muhoma, mussa, mungondo e outros, com os quais espera convencer o corpo de jurado.

“ Vamos dançar o Carnaval possível, este ano, uma vez que as dificuldades financeiras condicionaram todo nosso planeamento”, disse.

Entretanto, 20 grupos carnavalescos estão inscritos para a presente edição do Carnaval no município da Ganda, sendo 12 de adultos e oito infantis, que finalizam os ensaios visando uma participação condigna no Entrudo local.  

De acordo com o programa da comissão municipal organizadora do Carnaval distribuído a Angop, na Ganda, os grupos entram pela manhã de 05 de Março nas principais artérias da cidade e bairros periféricos, para que, às 11h00 horas, inicie desfile oficial no Largo 1º de Maio.

Com efeito, foram disponibilizados akz 520 mil para premiação dos três primeiros classificados nas duas classes, devendo atribuir 100 mil ao primeiro classificado de adulto, 80 mil ao segundo e 60 mil ao terceiro, respectivamente.

Já na classe infantil, ao primeiro classificado caberá 80 mil, 60 ao segundo e 40 mil ao terceiro classificado.

Coordena o corpo de jurado do Carnaval edição - 2019 na Ganda, o professor Samuel Soma Kasssapa, integrando oito membros.

Ainda como novidade, a comissão municipal organizadora do Carnaval na Ganda também vai atribuir prémios de participação a cada grupo participante no valor de akz 20 mil.

Leia também
  • 02/03/2019 15:38:32

    Bravos da Vitória quer arrebatar edição 2019 do Carnaval

    Catumbela - O grupo carnavalesco “Bravos da vitória”, do município da Catumbela, está a preparar “nos detalhes” a sua participação no desfile provincial do Entrudo, edição 2019, com o objectivo de arrebatar o troféu, disse hoje, sábado, nesta circunscrição, a nova comandante desta agremiação, Gisela Santos.

  • 27/02/2019 18:53:05

    Carnaval/2019: Regresso do Bravos da Vitória estimula competitividade

    Benguela - Grupos carnavalescos do município de Benguela, anfitrião da edição 2019 do Entrudo, consideram o retorno ao desfile provincial da formação mais titulada a nível local, o Bravos da Vitória da Catumbela, cinco anos depois, vai estimular a competitividade.

  • 18/02/2019 19:52:23

    Museu Regional de Arqueologia em reabilitação

    Benguela - Duzentos e sete milhões 54 mil e 250 kwanzas vão ser gastos na reabilitação do Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela.