Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Abril de 2019 | 19h23 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 19h24

Percurso artístico de António Ole em exposição

Luanda - Uma exposição intitulada "50 Anos-Passado, Presente e Futuro", que visa celebrar os 50 anos de carreira de António Ole, foi apresentada, nesta quinta-feira, em Luanda, pelo artista durante uma conferência de imprensa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O artista plástico informou que a exposição, que será inaugurada dia 26 deste mês, na galeria do Banco Económico, vai integrar cerca de 40 obras, entre pintura, desenho, instalação e fotografia, com retrospectiva das peças mais emblemáticas dos seus primeiros anos de trabalho.

A exposição permanecerá patente até ao dia 14 de Junho deste ano, constituindo uma ligação umbilical entre as obras do passado e do presente, numa narrativa visual que evolui ao longo do percurso do artista. 

Para esta exposição, António Ole seleccionou cerca de 18 peças retrospectivas, que marcam o inicio do seu percurso artístico feitas antes de 1985, bem como algumas obras emblemáticas da série “Paisagem vertical” e duas peças do inicio do projecto “Hidden pages stolen bodies”, com técnica mista sobre papel e tela.

A exposição é integrada ainda por trabalhos com diversas técnicas mistas, desenho, uma instalação de 50 aguarelas, pintura acrílica, pigmento sobre tela, três projectos de fotografias, em caixa de luz, uma paisagem urbana entre obras criações realizadas em 2018 e 2019.

O “50 Anos- Passado, Presente e Futuro”, conta ainda com a exibição do documentário denominado “Ole António Ole”, que retrata a vida e obra do artista, da autoria de Rui Simões.

António Ole nasceu em Luanda, estudou cultura Afro-americana e cinema na University of Califórnia, e tem desenvolvido ao longo de cinco décadas, um trabalho eclético com recurso ao desenho, pintura, colagem, escultura, instalação, fotografia, vídeo e cinema.

O artista recebeu prémios Comenda de Mérito, Prémio Nacional de Cultura e Artes, Fundo de Mérito, ENSA-Arte, de pintura, Glauber Rocha e Aquisição, entre outros galardões.

Assuntos Artes Plásticas  

Leia também
  • 17/04/2019 23:18:03

    Inaugurada exposição "A flor da pele"

    Luanda - Uma exposição de dezoito telas com o título "À flor da pele" da artista plástica angolana Isabel Baptista foi inaugurada, nesta quarta-feira, em Luanda, no Centro Cultural Português.

  • 15/04/2019 10:41:20

    Artistas reivindicam espaços para promoção da arte

    Luanda - A falta de espaços e apoios para a promoção da arte, no país, constituem as principais dificuldades dos criadores angolanos, que solicitaram ao Governo, nesta segunda-feira, novas medidas para solucionar o problema.

  • 11/12/2018 01:06:15

    Traços da mulher africana inspiram artista plástico Landu Makanda

    Lobito - Os traços característicos da beleza da mulher africana como lenços coloridos nos cabelos, olhos e sorrisos ganham espaço na maior parte das obras do artista plástico angolano Landu João Makanda, que clama por patrocínios para divulgação do trabalho.