Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Maio de 2019 | 13h53 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 15h41

FAAN homenageia Marcelino dos Santos

Luanda - A Fundação Drº António Agostinho Neto (FAAN) homenageou, nesta sexta-feira, em Luanda, o político e nacionalista moçambicano Marcelino dos Santos, com a Ordem Sagrada Esperança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Marcelino dos Santos, impossibilitado de se deslocar a Luanda por razões de saúde, fez-se representar no acto pelo 1º secretário da Embaixada de Moçambique acreditado em Angola, António da Silva.

Na ocasião, a presidente da FAAN, Maria Eugénia Neto, lembrou que a trajectória de Marcelino dos Santos confunde-se com a de vários nacionalistas que confrontaram os seus destinos e ousaram transformar a sua realidade individual, em realidade colectiva de unidade, resistência e de luta.

Destacou que o político moçambicano mereceu a honra pelo empenho na luta de libertação nacional e governação de Moçambique, fazendo-se coincidir a homenagem com o seu 90ª aniversário natalício, que se assinala a 20 deste mês.  

Maria Eugénia Neto sublinhou que conceder comendas a um cidadão, é a forma de homenageá-lo com distinção e esta só se confere a personalidades que contribuem para o engrandecimento da sociedade, seja pelo seu trabalho, influência social, política ou económica.

Já o 1º Secretário da Embaixada moçambicana manifestou profunda gratidão pela outorga a uma personalidade que, no seu entender, contribuiu de forma enérgica pela luta de libertação e pelo processo político, económico e cultural de Moçambique.

O presidente do Conselho de Administração da FAAN, Roberto de Almeida, considerou que o acto representa a irmandade entre os dois países, que permanece visível, até mesmo, no mais recente contributo que Angola prestou ao povo moçambicano com as ajudas para acudir as vitimas do ciclone IDAI.

O acto de homenagem contou com a presença da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, entre outras individualidades.

Criada em 2015, a Ordem Sagrada Esperança é honorífica da FAAN e destinada a galardoar ou distinguir, em vida ou a título póstumo, cidadãos nacionais e estrangeiros que se notabilizem com actos excepcionais ou que tenham prestado serviços relevantes à luta de libertação nacional.  

Assuntos Angola  

Leia também
  • 17/05/2019 07:41:01

    Historiador Pedro Trindade disponibiliza nova obra

    Luanda- “ O papel do escritor na sociedade colonial angolana “ é titulo da primeira obra de pesquisa do historiador angolano Pedro Ngola Trindade, colocada à disposição do público, nesta quinta-feira, em acto decorrido na Biblioteca Nacional de Angola, em Luanda.

  • 16/05/2019 15:09:49

    Angola e Gabão acertam passo para o Festikongo2019

    Luanda - A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, abordou, nesta quinta-feira, com o conselheiro da embaixada do Gabão, Wilfrid Ndunjdi Mundungue, aspectos relacionados com à participação deste país na primeira edição do Festival Internacional do Kongo (FestiKongo 2019), a ter lugar entre 5 a 8 de Julho, na cidade de Mbanza Kongo.

  • 14/05/2019 11:52:21

    Isabel Ferreira expõe no Palácio Foz

    Luanda - A escritora e artistas plástica angolana Isabel Ferreira expõe "Restos, Retalhos, Atalhos Poéticos", neste sábado, 18, no Palácio Foz (Restauradores), em Lisboa (Portugal).