Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Maio de 2019 | 14h16 - Actualizado em 18 Maio de 2019 | 15h31

Museus devem acompanhar dinâmica de investigação científica

Luanda - As instituições museológicas do país devem ser enquadradas numa dinâmica de investigação científica contínua, devido ao avanço sociocultural de cada região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Antropólogo Vuvu Fernandes

Foto: Gaspar dos Santos

A informação foi prestada, neste sábado, durante uma palestra subordinada ao tema “Os Museus, Plataformas Culturais: O Futuro da Tradição”, pelo antropólogo Vuvu Fernandes, no âmbito do acto central do Dia Internacional dos Museus.

De acordo com a fonte, esse processo deve passar pela pesquisa de um acervo pluridisciplinar étnico, para a diversidade cultural que se pretende, e não contrariamente como se fazia que era estudar apenas o indivíduo como um grupo etnolinguísta.

Defendeu que existem vários grupos etnolinguístas que, se não passarem por um estudo profundo dentro das populações para maior unidade da cultura e dos povos, vai se limitar o desenvolvimento cultural.

A transformação da sua principal missão de recolha, conservação, comunicação, pesquisa e exposição, com formas mais inovadoras de maior proximidade com as comunidades, enfrentando todos os conteúdos sociais e contemporâneos, foram igualmente assuntos debatidos no encontro.

O país conta com os museus de Antropologia, Escravatura, História Natural, História Militar, Casa Museu Óscar Ribas,da Moeda (Luanda), Arqueologia de Benguela, Regional da Huíla, de Cabinda, dos Reis do Kongo, Regional do Dundo, do Huambo e Regional do Uíge.

Assuntos Museus  

Leia também
  • 14/05/2019 15:26:33

    Reabilitação do museu interrompida por falta de dinheiro

    Huambo - A reabilitação do museu da província do Huambo, iniciada em Julho de 2017, está parada há um ano por falta de dinheiro, facto que gera constrangimentos ao funcionamento da instituição.

  • 29/04/2019 13:10:45

    Museu de Antropologia observa padrões internacionais

    Luanda - A restauradora responsável pela Colecção de Arte Africana do Museu Etnológico de Berlim, Alemanha, Eva Ritz, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, que os métodos de conservação e restauro do Museu de Antropologia de Angola obedecem aos padrões internacionais.

  • 07/03/2019 20:09:58

    Museu de Ciência e História Natural valoriza etapas históricas

    Lubango- A criação do Museu de Ciência e História Natural do Lubango vai permitir divulgar e valorizar as etapas históricas do processo civilizacional da região, a apropriação científica do acervo e consequente desenvolvimento de um pólo de investigação tecnológica, considerou, nesta quinta-feira, o PCA do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, Daniel Quipaxe,.