Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Maio de 2019 | 00h13 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 00h13

Resenha Cultural: Abordagem sobre FestiKongo destaque da semana

Luanda - A abordagem sobre a participação dos vizinhos Congo Brazzaville, RDCongo e Gabão na primeira edição do Festival Internacional do Kongo (FestiKongo 2019), a ter lugar entre 5 e 8 de Julho, na cidade de Mbanza Kongo, marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante um encontro com a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, o primeiro conselheiro da embaixada da RDC em Angola, Ngalusay Mfidi Thomas, recebeu informações sobre os passos dados para a realização do evento.

Já no domínio carnavalesco, foi destaque a realização de um encontro sobre o Carnaval, numa promoção da Associação Cultural e Recreativa Chá de Cachinde.

O encontro serviu para os agentes ligados ao sector em causa abordarem aspectos ligados ao financiamento  e organização da festa carnavalesca. 

Ainda nesta vertente, a midia destacou a declaração da ministra Carolina Cerqueira segundo a qual o Carnaval é uma criação cultural colectiva que expressa a angolanidade, uma festa que emana da unidade nacional, incentiva e encoraja a coesão e a integração social.

A ministra realçou a necessidade de preservação das suas características, por ser um elemento capaz de transmitir, na sua essência, a estrutura estética e temática, os vários contextos históricos, culturais, sociais, políticos de Angola.

No domínio formativo mereceu a atenção noticiosa a cerimónia de outorga de diplomas aos primeiros 53 licenciados formados no Instituto Superior de Artes (ISART).

Trata-se de 18 licenciados em artes visuais, 16 em música e 19 em teatro, que garantiram estar em condições de contribuir para a afirmação da cultura angolana dentro e fora de portas.

A exposição "Restos, Retalhos, Atalhos Poéticos" da artista plástica angolana Isabel Ferreira, inserida nas comemorações do 25 de Maio, Dia de África, em Lisboa, é outro assunto que se destacou ao longo da semana.

A amostra de poemas, pensamentos, adágios, jinongonongos e missosos emoldurados, em tecido africano, compõe vários autores africanos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/05/2019 17:16:55

    Executivo aposta na preservação da cultura nacional

    Luanda - A criação de infra-estruturas culturais, em curso no país, para a preservação dos hábitos e costumes nacionais e a reflexão dos valores da nação constitui um desafio do Executivo angolano, afirmou, nesta feira, em Luanda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

  • 24/05/2019 15:54:25

    Escritor defende cimeira independente da União Africana

    Luanda - O escritor José Luís Mendonça defendeu, nesta sexta-feira, em Luanda, a necessidade da realização de uma cimeira de intelectuais independentes apartidários de cada país da União Africana (UA), a fim de se defender a cultura na região.

  • 24/05/2019 14:49:40

    ISART lança primeiros licenciados no mercado

    Luanda - Cinquenta e três licenciados formados no Instituto Superior de Artes (ISART) estão ao dispor do mercado, a partir desta sexta-feira, depois da cerimónia de outorga de diplomas.