Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Junho de 2019 | 12h00 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 12h05

Museu do Dundo necessita de três especialistas

Dundo - Três especialistas formados em museologia, arqueologia, etnografia, história natural e antropologia são necessários para a constituição do Conselho Científico do Museu do Dundo, Lunda Norte, de acordo o Estatuto Orgânico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

museu do dundo (arquivo)

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo director do museu, Sérgio Ilunga, realçando que a situação já foi relatada aos órgãos de tutela e a instituição aguarda a sua resolução, tendo em conta a importância que se impõe.

Para o funcionamento pleno, a instituição carece  de  recuperação  da  estação arqueológica  de  Bala-Bala, da  Aldeia do Museu, entre os projectos  já cabimentados e a conclusão  dos  espaços  para  ostentação  da  grande parte  do acervo  ainda  em  depósito.

Informou que  apenas  800  peças  encontram-se  expostas  ao  público para a promoção do turismo cultural,  das  mais de dez  mil  que compõem o acervo   que consiste  em  máscaras,   artigos artesanais e industriais. O resto do acervo não está exposto por falta de espaços.

Em relação  as  figuras históricas, entre outras pesquisas como  pegadas de homem e leão gravadas na pedra,  disse haver  também  trabalho de investigação a figura do Kelendende, que travou  apetência à borracha  dos invasores coloniais na região do Lóvua.

Existe igualmente um  projecto  sócio-cultural  em desenvolvimento  no museu, em  parceria  com  distintas  entidades  universitárias  nacionais e estrangeiras,  para  a investigação  e elevação  de “Sona” (escrita)  a  Património Mundial.

Leia também
  • 25/03/2019 15:25:00

    Soberano lunda quer resgate dos hábitos e costumes

    Dundo - As autoridades tradicionais dos municípios de Chitato, Lucapa, Cambulo e Lóvua (Lunda Norte), foram orientadas hoje, segunda-feira, a exercerem seu papel nas comunidades, para o resgate dos hábitos, costumes e valores morais do povo tchokwe.

  • 05/03/2019 18:28:46

    Brilho da Lunda vence carnaval na Lunda Norte

    Dundo - O grupo carnavalesco Brilho da Lunda, na classe de adultos, do município do Chitato, província da Lunda Norte, classificou-se em primeiro lugar, com 425 pontos, na edição 2019 do carnaval, decorrido hoje (terça-feira) na avenida Agostinho Neto, distrito urbano do Mussungue, na centralidade do Dundo.

  • 18/02/2019 17:04:02

    Falta de dinheiro condiciona definição dos prémios do Carnaval

    Dundo - A Comissão Provincial do Carnaval da Lunda Norte ainda não definiu o valor do prémio a atribuir aos vencedores do Entrudo, que vai acontecer em Março deste ano, por ainda não ter recebido qualquer valor do governo local.