Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Junho de 2019 | 16h48 - Actualizado em 10 Junho de 2019 | 17h20

Estátua em homenagem a mulher negra será requalificada

Huambo - A estátua monumental antropomórfica a representar a mulher negra, erguida na época colonial, será requalificada, ainda este ano, no âmbito do programa de valorização, preservação e conservação dos locais históricos e culturais da província do Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A obra de escultura em betão, localizada na Avenida da Granja, na parte traseira do pavilhão Serra Van-Dúnem, foi criada, na época, para destacar as virtudes da mulher negra.

De acordo com o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Albano Canombo Manuel, que falava, nesta segunda-feira, à Angop, o programa de requalificação, incluído no Orçamento Geral do Estado, contempla a reconstituição da estátua, de quase dois metros, e a sua base, assim como melhoria da zona adjacente, abrangendo a vedação.

Para o efeito serão disponibilizados dois milhões, 740 mil e 424 kwanzas, montante que considera suficiente para fazer face à empreitada, que estima não demorar mais de cinco meses.

Será, também, realizado, ainda no decorrer deste ano, um estudo investigativo aos cinco reinos desta região (Huambo, Tchiyaka, Sambo, Bailundo e Tchingolo) classificados, há três anos, como monumentos e sítios de valor nacional.

A iniciativa, cuja materialização aguarda pela disponibilização do dinheiro, vai custar aos cofres do Estado três milhões, 90 mil e 807 kwanzas, e permitirá valorizar mais a história e as tradições dos antigos reinos do povo umbundu.

Assuntos Cultura   Província » Huambo  

Leia também
  • 10/06/2019 17:16:25

    Mbanza Kongo prepara-se para FestiKongo2019

    Mbanza Kongo- A requalificação das zonas adjacentes aos sítios e monumentos históricos de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da realização da primeira edição do Festival Internacional da Cultura e Artes (Festikongo), de 5 a 8 de Julho deste ano, estão já na sua fase conclusiva.

  • 07/06/2019 19:14:12

    Guitarrista do Ngoma Jazz vai a enterrar sábado

    Luanda - O guitarrista do Ngoma Jazz Matumona Sebastião, falecido por doença (cancro), na última terça-feira, vai a enterrar no sábado, pelas 10 horas, no Cemitério da Santa Ana.

  • 31/05/2019 21:36:30

    Livro realça qualidades de João de Matos

    Luanda - Em 81 páginas, ilustradas com fotografias, familiares, companheiros de armas e amigos, consideram João Baptista de Matos, um general da paz, pelos seus feitos na pacificação do país.