Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

19 Junho de 2019 | 07h31 - Actualizado em 18 Junho de 2019 | 22h26

Legitimidade e linhagem marca encontro das autoridades tradicionais

Luanda - A abordagem sobre a legitimidade e linhagem numa perspectiva comparada, lugar e o papel das autoridades tradicionais nos processos de liderança comunitária e de autarquias locais marcam hoje, quarta-feira, o programa do segundo dia do III encontro nacional das autoridades tradicionais que decorre na Académia de Ciências Sócias e Tecnologia (ACITE), em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

III Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais

Foto: Rosário dos Santos

Durante a jornada, os conferencistas vão ainda falar sobre sucessão, entronizações e o papel do Estado,  as associações das autoridades tradicionais, sua actuação e relevância.

O primeiro dia do evento, uma promoção do Ministério da Cultura, ficou marcado pelas abordagens sobre as autoridades tradicionais hoje: papel e desafios nos processos de liderança comunitária e das autarquias.

Para o efeito, a organização contou com os préstimos de Cornélio Caley, Carlos Feijó, Américo Kwononoka, Esteves Hilário, Ana Maria de Oliveira, entre outros especialistas.

O evento, que decorre sob o lema “As Autoridades Tradicionais Face ao Estado Moderno no Fortalecimento da Democracia”, emerge da necessidade da criação de um espaço amplo de intercâmbio e de discussão, de dois em dois anos, sobre as autoridades tradicionais, o seu papel e função, bem como o seu contributo na moralização das comunidades e na promoção, preservação e divulgação da cultura angolana.

O Executivo pretende promover uma reflexão sobre o lugar e o papel das Autoridades Tradicionais na promoção do empreendedorismo comunitário e nos processos de liderança comunitária e de autarquias locais, discutir e apresentar subsídios à Proposta de Lei das Autoridades Tradicionais e abordar os critérios/regras de sucessão e de legitimidade das autoridades tradicionais.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 17/06/2019 17:35:10

    Autoridades tradicionais reúnem em Luanda

    Luanda - O III encontro nacional das autoridades tradicionais acontece nos dias 18 e 19 deste mês, em Luanda, numa promoção do Ministério da Cultura, com o intuito de promover uma abordagem sobre o seu papel no desenvolvimento das comunidades.

  • 15/06/2019 02:45:35

    Resenha Cultural: Visita do vice-Presidente da República aos museus marca semana

    Luanda - A visita do vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, aos museus nacionais de Antropologia e de História Natural marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 13/06/2019 16:14:02

    Vice-presidente quer modernização dos museus

    Luanda - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, encorajou, nesta quinta-feira, em Luanda, a modernização dos museus, a exposição e o desenvolvimento de acções nas áreas de investigação científica e de pesquisa, através do intercâmbio internacional e de parcerias nacionais e estrangeiras.