Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Junho de 2019 | 09h31 - Actualizado em 23 Junho de 2019 | 09h31

Zaire: Delegado do MININT quer asseguramento exemplar do Festikongo

Mbanza Kongo - O delegado provincial do Zaire do Ministério do Interior (MININT), comissário Manuel Francisco Gonçalves, exortou neste sábado, em Mbanza Kongo, aos órgãos do sector a afinarem os mecanismos de asseguramento do Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo (Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho próximo, nesta cidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O também comandante provincial da Polícia Nacional, que não avançou o número de efectivos para este evento, fez esta exortação durante o político comemorativo dos 40 anos de existência do Minint, que sábado se assinalou.

Durante a cerimónia, em que participaram efectivos dos diversos órgãos, nomeadamente os Serviços de Investigação Criminal, de Migração e Estrangeiros, Penitenciários, Polícia da ordem pública, entre outros, o comissário avançou que nesta primeira edição do Festikongo participarão várias personalidades nacionais e estrangeiras.

O evento é sugerido pela UNESCO, aquando da inscrição do centro histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial, a 8 de Julho de 2017, e reunirá caravanas artísticas dos demais países que integravam o território do Reino do Kongo, a RDC, o Congo Brazzaville e o Gabão.

Mbanza Kongo foi o centro político-administrativo do antigo Reino do Kongo. Actualmente capital da província angolana do Zaire, conta com cinco bairros: Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro, tendo uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes.

O português e o Kikongo (língua materna) são as línguas mais faladas na localidade, incluindo também o Lingala, originário da RDC, dada a proximidade com este país.

Leia também
  • 21/06/2019 10:27:46

    Artistas plásticos com foco no Festikongo

    Mbana Kongo- Os artistas plásticos de Mbanza Kongo, Zaire, avançaram hoje, sexta-feira, que estão a preparar obras que retratam a diversidade histórica e cultural local e nacional para expor durante o Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo(Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho, nesta cidade.

  • 15/06/2019 05:51:59

    Festikongo pode dinamizar turismo cultural em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Os munícipes de Mbanza Kongo, província do Zaire, manifestaram-se, sexta-feira, optimistas na dinamização do turismo cultural com a realização, de 5 a 8 de Julho, do Festival Internacional da Cultura e Artes (Festikongo).

  • 11/06/2019 17:11:23

    Mbanza Kongo e Soyo repartem Festikongo

    Mbanza Kongo- A exiguidade de unidades hoteleiras na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, vai obrigar a transferência de algumas actividades da primeira edição do Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo (Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho deste ano, para o município do Soyo.