Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Junho de 2019 | 15h42 - Actualizado em 26 Junho de 2019 | 17h54

Exposição "Angola Janga" abre sexta-feira

Luanda - Uma exposição denominada "Angola Janga" vai acontecer de 28 deste mês a 11 de Agosto próximo, em Luanda, numa iniciativa do Centro Cultural Brasil-Angola e a embaixada do Brasil acreditada em Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador do Brasil em Angola, Paulino Neto, durante a conferência de imprensa no centro cultural Angola-Brasil

Foto: Rosário dos Santos

O facto foi anunciado hoje (terça-feira), em conferência de imprensa pelo embaixador do Brasil acreditado em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto, tendo sublinhado ser a exposição baseada num trabalho de banda desenhada de autoria do cartoonista e professor brasileiro Marcelo D'Salete.

A exposição é parte do prémio mais relevante a nível do Brasil "Jabuti 2018", na categoria "história em quadrinhos", denominação da banda desenhada no Brasil, ganho pelo cartoonista.

"Angola Janga" ou seja "Pequena Angola" é um símbolo do Quilombo dos Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial, formado em fins do século XVI, em Pernambuco.

O Quilombo dos Palmares constituiu, por mais de 100 anos, um "verdadeiro reino africano em terras brasileiras" . A data da morte de Zumbi dos Palmares (20 de Novembro) tornou-se o "Dia Nacional da Consciência Negra".

O projecto visa fomentar o gosto pela leitura e promover a literatura em língua portuguesa, utilizando a capacidade das bandas desenhadas de contar histórias relevantes de forma lúdica e fácil compreensão ao público e em todas as idades. Por outro lado, visa também fomentar o intercâmbio entre artistas e apreciadores da "nona arte" do Brasil e de Angola. 

Segundo o diplomata, a exposição "Angola Janga " evidencia a contribuição das populações de origem africana para a formação política, económica e sócio-cultural do Brasil e traz uma reflexão até aos dias actuais.

Anunciou também a deslocação a Angola, na segunda quinzena de Julho próximo, do autor da exposição para participar do evento com uma série de oficinas, palestras e entrevistas.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 26/06/2019 15:23:00

    Literatura e cinema na agenda do Festikongo

    Mbanza Kongo - Quatro obras literárias de escritores angolanos e uma estrangeira serão lançadas em Mbanza Kongo, província do Zaire, no decorrer da primeira edição do Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo(Festikongo), de 5 a 8 de Julho próximo.

  • 25/06/2019 15:41:21

    Ministra da Cultura reitera continuidade dos projectos do sector

    Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que vai dar continuidade aos projectos em diversas vertentes já estabelecidos no sector.

  • 24/06/2019 14:54:02

    Organizações assinam acordo de cooperação cultural

    Luanda - Um acordo de cooperação que visa a promoção de actividades que contribuam para a cidadania educativa e o fomento da diversidade cultural foi assinado nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Nacional da Unesco (CNU) e a instituição "Cultura Para Todos".