Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

30 Junho de 2019 | 16h28 - Actualizado em 30 Junho de 2019 | 16h28

Gabão presente no Festikongo com iguarias típicas

Mbanza Kongo- A República do Gabão deverá apresentar iguarias típicas, potencialidades paisagísticas e sua experiência na preservação de ecossistemas, no Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo(Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho em Mbanza Kongo, província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A garantia é do embaixador deste país em Angola, Guy Blaise Wezet, quando questionado pela Angop hoje, domingo, nesta cidade, sobre a participação do seu país neste evento.

O diplomata do Gabão, país que integrava o território do antigo Reino do Kongo, não avançou o nome das iguarias a levar para o Festikongo, mas disse que os pratos típicos do seu país são deliciosos e vão despertar muito interesse entre os participantes neste certame.

O embaixador, que integrou o grupo de diplomatas africanos que durante três dias esteve de visita a Mbanza Kongo, disse ter ficado impressionado com os monumentos e sítios que relembram o passado histórico do antigo Reino do Kongo.

Por sua vez, o embaixador do Congo Brazzaville, Chryst Bonaventure Engobo, não quis avançar o que a caravana artística do seu país vai trazer ao Festikongo, frisando que irão surpreender pela positiva.

Valorizou a importância deste certame, para quem Mbanza Kongo é a fonte de conhecimento da ancestralidade Kongo de que faz parte também o seu país.

“Temos a mesma motivação, alegria e os mesmos sentimentos, pelo que vos garanto que a delegação do Congo Brazzaville estará presente”, sublinhou.

Os diplomatas integraram uma delegação de 16 representantes de países africanos em Angola que terminou uma visita turística a capital da província do Zaire e cidade património mundial desde 8 de Julho de 2017.

O Festikongo foi sugerido pela UNESCO, por altura da inscrição deste centro histórico na lista do Património Mundial.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 26/06/2019 15:23:00

    Literatura e cinema na agenda do Festikongo

    Mbanza Kongo - Quatro obras literárias de escritores angolanos e uma estrangeira serão lançadas em Mbanza Kongo, província do Zaire, no decorrer da primeira edição do Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo(Festikongo), de 5 a 8 de Julho próximo.

  • 23/06/2019 09:31:53

    Zaire: Delegado do MININT quer asseguramento exemplar do Festikongo

    Mbanza Kongo - O delegado provincial do Zaire do Ministério do Interior (MININT), comissário Manuel Francisco Gonçalves, exortou neste sábado, em Mbanza Kongo, aos órgãos do sector a afinarem os mecanismos de asseguramento do Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo (Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho próximo, nesta cidade.

  • 21/06/2019 10:27:46

    Artistas plásticos com foco no Festikongo

    Mbana Kongo- Os artistas plásticos de Mbanza Kongo, Zaire, avançaram hoje, sexta-feira, que estão a preparar obras que retratam a diversidade histórica e cultural local e nacional para expor durante o Festival Internacional da Cultura, Artes e Turismo(Festikongo), a decorrer de 5 a 8 de Julho, nesta cidade.