Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Junho de 2019 | 15h41 - Actualizado em 25 Junho de 2019 | 23h18

Ministra da Cultura reitera continuidade dos projectos do sector

Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que vai dar continuidade aos projectos em diversas vertentes já estabelecidos no sector.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria da Piedade Jesus, ministra da Cultura (arquivo)

Foto: Alberto Julião

A recém nomeada ao cargo fez esta afirmação durante a cerimónia de entrega de pastas e apresentação aos funcionários do Ministério da Cultura, em substituição de Carolina Cerqueira nomeada para o cargo de ministra de Estado para a Área Social.

Destacou, em declarações à imprensa, os trabalhos para a inscrição e classificação do Cuito Cuanavale, Tchitundo Hulo e o Corredor do Cuanza para Património Cultural Mundial.

O Memorial do Cuito Cuanavale tem a forma de uma pirâmide, que simboliza a resistência e bravura dos combatentes desta batalha, e uma estátua. Tem  igualmente dois espelhos de água que retratam os rios Cuito e Cuanavale. A pirâmide está sustentada por três pilares que simbolizam os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O corredor do Kwanza é detentor de um vasto conjunto de riquezas patrimoniais que definem o seu valor universal excepcional e é tido por peritos como um bem misto, devido às suas características naturais e culturais.

Tchitundo Hulo é um morro granítico situado no município de Virei, na província do Namibe, conhecido pelas pinturas rupestres da Pré-História existentes em Angola.

A dirigente referiu ainda que pretende trabalhar com o Ministério do Ambiente para a inscrição na lista indicativa, do sítio do Okavango, que considera ser um misto natural cultural.

Sublinhou igualmente que vai trabalhar com a classe artística das várias vertentes, dando continuidade aos programas a nível da música, dança e teatro.

Na ocasião, a ministra cessante, Carolina Cerqueira, felicitou a sua sucessora e considerou-a uma conhecedora do sector, uma vez que a mesma é quadro do Ministério da Cultura.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 25/06/2019 15:42:10

    Exposição "Angola Janga" abre sexta-feira

    Luanda - Uma exposição denominada "Angola Janga" vai acontecer de 28 deste mês a 11 de Agosto próximo, em Luanda, numa iniciativa do Centro Cultural Brasil-Angola e a embaixada do Brasil acreditada em Angola.

  • 24/06/2019 14:54:02

    Organizações assinam acordo de cooperação cultural

    Luanda - Um acordo de cooperação que visa a promoção de actividades que contribuam para a cidadania educativa e o fomento da diversidade cultural foi assinado nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Nacional da Unesco (CNU) e a instituição "Cultura Para Todos".

  • 21/06/2019 22:28:57

    Obra "Da guerrilha aos primeiros anos da independência" lançada em Luanda

    Luanda - Uma obra fotográfica intitulada "Da guerrilha aos primeiros anos da independência", da fotógrafa Augusta Conchiglia, que mergulha na epopeia de libertação africana foi lançada, nesta sexta-feira, em Luanda, com o apoio da Fundação António Agostinho Neto.