Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

01 Julho de 2019 | 16h17 - Actualizado em 01 Julho de 2019 | 16h17

Governo do Bié enaltece acção teatral nas comunidades

Cuito - O teatro joga um papel fundamental na transmissão de mensagens de civismo, educação moral e conto de histórias sobre os hábitos e costumes junto das comunidades, considerou o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bié, Carlos Ulombe da Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável fez essa consideração à Angop à margem do encerramento do Festival Interprovincial de Teatro “Festeatro-Olombangui”, que decorreu, no Cuito, desde  27 de Junho.

Dada a importância desta arte junto das comunidades, realçou, o Governo do Bié, através do Gabinete da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, está a trabalhar para desenvolve-la, enquanto agente transformador na sociedade.

Disse ser intenção do Governo ajudar os grupos teatrais a desenvolver qualitativamente, dotando-os de competências para a sua contribuição no desenvolvimento da sociedade, resgate dos valores morais e cívicos.

Enalteceu a persistência dos actores de entreter, cada vez mais, a população local, tendo se manifestado satisfeito com o nível actual do teatro na província, face ao seu impacto nas comunidades.

A província conta com 10 grupos teatrais, na sua maioria no activo, como os colectivos de Artes Cénica “Olombangui”, Maristas e “Omala Veto Veya – As Nossas Crianças Vieram”, tradução na lígua Umbundo, entre outras,

Promovido pelo Colectivo de Artes Cénicas “Olombangui”, o evento, anual, reuniu actores das províncias do Bié, Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Cuando Cubango e Luanda.

Visou homenagear os Márteres da Resistência da Cidade do Cuito, cuja data é celebrada todos anos a 28 de Junho.

Homenageou ainda o humorista Costa Vivola, integrante do grupo Tunezas, pela sua dedicação à arte.

Assuntos Província » Bié   Teatro  

Leia também
  • 30/06/2019 03:49:22

    Monólogo abre Circuito Internacional de Teatro

    Luanda - Um monólogo, adaptado da obra do escritor brasileiro Guimarães Rosa intitulada ?A terceira Margem do Rio?, interpretado pelo autor Renato Touzpin, abriu sábado, em Luanda, a 4ª edição do Circuito Internacional de Teatro.

  • 27/06/2019 15:57:25

    Jardim do Livro Infantil movimenta mundo cultural

    Luanda - O secretário de Estado para as Indústrias Criativas, João Constantino, afirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, o Jardim do Livro Infantil como uma janela destinada a levar as crianças ao mundo do imaginário e a descoberta de talentos para o mercado literário.

  • 11/06/2019 17:05:16

    CIT homenageia pesquisadora Agnela Barros

    Luanda - A pesquisadora de teatro africano, Agnela Barros, será homenageada na IV edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), a decorrer de 29 de Junho a 16 de Setembro, na Liga Nacional Africana, em Luanda, pela entrega e dedicação a esta modalidade artística.