Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Julho de 2019 | 21h29 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 21h29

Angola: Defendido maior investimento na pesquisa para obras científicas

Luanda - O director do Instituto de Ciências Penitenciárias (ICP), Fernandes Manuel, defendeu hoje (sexta-feira) no lançamento da sua obra "Serviço Penitenciário - Evolução histórico - organizacional e funcional", o reforço da investigação para concepção de obras com fundamento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com Fernandes Manuel, a pesquisa é a base de apoio do escritor, mas há pouco investimento na investigação cientifica.

Em relaçao à obra, indicou que reflecte o processo de reabilitação dos reclusos em estabelecimentos prisionais, fundamentalmente, na preparação académico-científica.

 A obra, prosseguiu, foi antecedida de um trabalho de pesquisa, de modo a torná-la num produto de aproveitamento consistente, para fazer perceber ao leitor a importância do serviço penitenciário.

 No livro, o autor faz de forma suscinta uma abordagem da fundação da Direcção Nacional dos Serviços Peninteciários por via do decreto presidencial 184/17 de 11 de Agosto.

Segundo o autor,  o tratamento penitenciário requer envolvimento de distintos órgãos, mas o sucesso reabilitativo assenta, sobretudo, na preparação académico-científica e comportamental do servidor penitenciário, atendendo as políticas de combate a males como a corrupção, a bajulação e a impunidade.

A obra, afirmou , enriquecerá o mosaico jurídico criminal, abordando aspectos relacionados com a execução de medidas privativas de liberdade e prisão preventiva.

Fernandes Manuel é autor de cinco livro: Consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes universitários, Homicídios em Angola, Stress laboral, Transtornos Mentais Mais Frequentes na Prática Clínica e Crimes e Psicologia no Sistema Penitência.

O sub-comissário Fernandes Manuel nasceu em Luanda em 1965, é psicólogo clínico forense, docente universitário, coordenador de Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações na Universidade Jean Piaget, director do Instituto de Ciências Penitenciárias e é membro da Ordem dos Psicólogos da Bohemia e Morávia, República Checa.
 
 

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 11/07/2019 21:06:34

    Actor brasileiro defende intercâmbio entre criadores

    Luanda - O actor brasileiro Pablo Oliveira disse hoje, quinta-feira, em Luanda, ser necessário dinamizar permanentemente o intercâmbio entre os criadores de vários países, como de Angola, porquanto fortalece-os e permite um conhecimento mais aprofundado de distintas culturas.

  • 07/07/2019 16:34:26

    Lumony destaca - se no show "Luena em festa"

    Luena - A cantora angolana Marlene Pascoal Zaide, " Lumony", destacou - se na noite deste sábado, durante um show organizado pelo artista Kyaku Kyadaff e amigos, no Luena, província do Moxico, denominado "Luena em Festa".

  • 04/07/2019 19:33:06

    Lançada obra "Entrevistas com a História" de José Rodrigues

    Luanda - O livro de memórias intitulado "Entrevistas com a História", resultado dos 26 anos de comunicação com convidados do programa "Café da Manhã", de José Rodrigues, na rádio Luanda Antena Comercial (LAC), foi lançado nesta quinta-feira, em Luanda.