Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Julho de 2019 | 01h01 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 22h03

Resenha Cultural: FestiKongo destaca-se ao longo da semana

Luanda - A primeira edição do Festival Internacional da Cultura e de Artes Kongo (FestiKongo), na cidade de Mbanza Kongo, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O guião do evento, que junto agentes culturais e artistas de Angola, RDCongo, Congo Brazzaville e Gabão, no âmbito do segundo aniversário da inclusão da antiga capital do Reino do Kongo na lista do património mundial, inclui espectáculos musicais, exposições de artes plásticas e literárias, desfiles de moda, sessões de teatro e cinema, palestras e workshops.

Ao longo da semana mereceu também destaque noticioso a atribuição de uma menção de honra ao fotografo e produtor Nguxi dos Santos, em Itália, pela sua participação numa exposição colectiva, com a obra “o olhar do deserto”.

Nguxi dos Santos  fez parte de um grupo de um grupo de 70 artistas provenientes dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Rússia, Chile, Argentina, Albânia, Noruega, Emirados Árabes Unidos e  Itália, cujas obras estiveram patentes na galeria do palácio Maffei Marescotti, de 19 a 26 de Junho, sob o lema “Atravessando Continentes”.

O acordo de cooperação, para o reforço de intercâmbio e parcerias de projectos em artes cénicas, assinado pela Globo Dikulo, de Angola, e a Companhia de Teatro de Moçambique mereceu também destaque noticioso.

O  intercâmbio começa nas relações culturais com a troca de impressões entre as partes, depois evolui para o campo económico e político.

Musicalmente, a semana ficou também marcada com a realização da 4ª edição da Festa da Música, numa promoção da  operadora privada de telefonia móvel Unitel e destinada ao reforço do intercâmbio cultural entre os artistas.

O evento contou, entre outros, com os músicos Hannah Gomes, TRX, Dji Tafinha, Anselmo Ralph, Lil Saint, Gerilson Insrael, Cage One, Jay Oliver, O Team, Duc & Niiko, Scró que Cuia , Nego do Borel.

No decorrer da semana, destacou-se igualmente a ocorrência de um acidente de viação em que estiveram envolvidos os músicos Eduardo Paim, Samanguana, Walter Ananás, Nicol Ananás e Lutchiana Mobulu.

Os artistas, que saíram ilesos do acidente ocorrido no município do Nzeto, província do Zaire, regressavam a Luanda depois de terem participado no espectáculo de encerramento do FestiKongo.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 12/07/2019 11:42:06

    Nguxi dos Santos recebe menção honrosa em Itália

    Roma - O fotógrafo e realizador Nguxi dos Santos recebeu uma menção honrosa pela sua recente participação, em Roma, numa exposição colectiva, com a obra “o olhar do deserto”.

  • 11/07/2019 19:27:43

    MPLA consternado com morte do músico Beto Dido

    Luanda - O MPLA manifestou, esta quinta-feira, consternação pela morte do músico e político Alberto Coimbra Alves "Beto Dido", ocorrida quarta-feira, vítima de doença.

  • 09/07/2019 16:07:27

    Músicos saem ilesos de acidente de viação

    Luanda - Os músicos Eduardo Paim, Samanguana, Walter Ananás, Nicol Ananás e Lutchiana Mobulu saíram ilesos de um acidente de viação ocorrido, nesta terça-feira, no município do Nzeto, província do Zaire.