Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Julho de 2019 | 16h21 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 16h23

LevArte promove FESPOL no Bengo

Caxito - Um Festival de Poesia e Letra, denominado (FESPOL), promovido pelo Núcleo do Movimento Literário LevArte do Bengo, foi aberto hoje, quarta-feira, na Escola de Formação de Técnicos de Saúde, em Caxito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O FESPOL visa  incentivar e sensibilizar a sociedade para que possa adquirir o hábito e o gosto pela leitura, escrita, criatividade artística, bem como humanizar o comportamento das pessoas através da arte nas comunidades.

Mais de mil e quinhentos livros de autores diversos e didácticos estão expostos no evento.

Segundo  o coordenador provincial do Núcleo do LevArte do Bengo, Miranda Sebastião, a intenção é ajudar o governo a retirar os jovens da delinquência, prostituição, das drogas, do alcoolismo e de outras situações que enfermam a sociedade, assumindo-se, desta forma, como um parceiro social do governo.

Durante três dias, os participantes serão formados em matérias relacionadas com a “Importância da poesia face ao novo contexto angolano” e “Importância da humanização dos técnicos de saúde nos seus locais de trabalho”.

O festival reúne membros do governo provincial, jovens académicos e artistas locais para se reflectir sobre o contexto actual da sociedade angolana.

No Bengo, o Levarte controla mais de 200 membros nos municípios do Dande, Ambriz, Dembos e Bula Atumba, prevendo a criação de núcleos nos municípios do Pango Aluquém e Nambuangongo para o recrutamento de mais associados para engrandecer o movimento literário na região.

Fundado a 20 de Julho de 2006 em Luanda, o Movimento Lev ‘ Arte tem como objectivo incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura, humanizar o comportamento das pessoas através da arte. Tem sob controlo 4.100 membros.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 25/06/2019 17:04:49

    Mais de mil livros expostos no Jardim do Livro Infantil no Panguila

    Caxito - Mil e quinhentos livros infantis de autores angolanos estão expostos desde hoje, terça-feira, na 13ª edição do Jardim do Livro Infantil/2019, aberta no município do Dande, província do Bengo.

  • 27/05/2019 22:38:51

    Agentes culturais querem recuperação do património cinematográfico

    Caxito - Os agentes culturais angolanos defenderam, na noite desta segunda-feira, em Caxito, capital da província do Bengo, a recuperação e preservação do património cinematográfico nacional.

  • 27/05/2019 18:32:10

    Cultura quer potenciar cinema e audiovisual

    Caxito - O Ministério da Cultura prevê, num período de quatro anos, a execução de um projecto assente em políticas públicas culturais para o cinema e o potencial criativo dos angolanos, com vista a participar, de forma regular e activa, num mercado cultural global.