Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Agosto de 2019 | 08h09 - Actualizado em 09 Agosto de 2019 | 17h32

Resenha Cultural: Avaliação da cooperação Angola e Índia marca semana

Luanda - A análise do reforço da cooperação bilateral, nos sectores da cultura e da formação de quadros entre Angola e a Índia, durante uma audiência concedida pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, ao embaixador indiano, Srikumar Menon, marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante a audiência, a ministra, que considerou “excelente” a cooperação entre os dois países, focou-se na necessidade de reforçar o intercâmbio bilateral, com enfoque na promoção e divulgação dos bens culturais e dos traços identitários dos dois povos.

Musicalmente, foi notícia o anúncio da inclusão de artistas angolanos na lista de nomeados All African Muzik Magazine Awards (Afrimma) foi, igualmente, destaque ao longo da semana.

Trata-se dos músicos Eva Rap Diva, na categoria de Melhor Artista Feminino da África Central, Preto Show, Matias Damásio, Anselmo Ralph e C4 Pedro, na de Masculino da África Central, Rui Orlando está na categoria de Artista Revelação, Miguel Buila, na categoria de Melhor Artista Gospel.

C4 Pedro e Anselmo Ralph, na modalidade de Melhor Colaboração, Melhor DJ de África concorrem DJ Jeff e Man Renas, para Melhor Grupo de Dança Africano os The Grove, The Team e Manuel Canza Laurenzo, e para Melhor Artista Lusófono, Matias Damásio, Anselmo Ralph, Puto Português e Filho do Zua.

Para a modalidade de Melhor Grupo Africano estão os candidatos B26 e Força Suprema, enquanto o radialista Afonso Quintas concorre para a modalidade de Personalidade Rádio/TV do Ano.

O lançamento, pela Mayamba Editora, do livro "Da Descolonização-Do protonacionalismo ao pós-colonialismo", de autoria do português Pedro de Pezarat Correia, mereceu também atenção noticiosa.

Prefaciado pelo escritor angolano Pepetela, o livro traz dados referentes ao processo de descolonização das colónias africanas, particularmente de Angola após o 25 de Abril de 1974.

O anúncio da semana da dança kizomba, na capital queniana, Nairobi, entre os dias 16 e 18 deste mês, um evento promocional desta dança angolana sob organização de um grupo de jovens quenianos e sul-africanos, se destacou também ao longo da semana.

A Semana da Dança Kizomba em Nairobi contará com a participação de angolanos, entre os quais o Mestre Petchu (professor de dança),   Walter Ananaz (músico e compositor), DJ Jó Costa, Manuel Kanza, Bonifácio Aurio, para além de artistas de outros países.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 09/08/2019 15:40:40

    Amazonas Teatro estreia "Alembamento da Cantina"

    Luanda - O grupo Amazonas Teatro estreia a peça "Alembamento da Cantina", no dia 18 deste mês, na Liga Africana, em Luanda.

  • 07/08/2019 12:30:27

    Nairobi acolhe semana da dança kizomba

    Luanda - A capital queniana, Nairobi, acolhe, entre os dias 16 e 18 deste mês, a Semana da Dança Kizomba, um evento promocional desta dança angolana sob organização de um grupo de jovens quenianos e sul-africanos.

  • 06/08/2019 16:09:48

    Angola e Índia avaliam cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação bilateral, nos sectores da cultura e da formação de quadros, marcou a audiência concedida esta terça-feira pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, ao embaixador da Índia, Srikumar Menon.