Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Setembro de 2019 | 18h28 - Actualizado em 05 Setembro de 2019 | 18h27

Antiga Regedoria do Bié vandalizada

Cuito - A antiga Embala de Silva (Regedoria do Bié), local de preservação de hábitos e costumes, que entrou em funcionamento em 2008, encontra-se actualmente sob abandono, degradada e vandalizada.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A infra-estrutura beneficiou de obras de reabilitação depois do conflito armado, no quadro do Programa Especial Minímo de Reconstrução da Província do Bié (Permik).

A segunda fase do Permik abrangeu ainda as obras de reabilitação dos edifícios da Emissora local da Rádio Nacional de Angola, Biblioteca Municipal, Pavilhão Gimno Desportivo e da Regedoria do Bié, num orçamento avaliado em quatro milhões 437 mil e duzentos e 066 dólares americanos.

Após a inauguração da Regedoria do Bié, as entidades locais decidiram, temporariamente, colocá-la à disposição da Direcção da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, que deixou as instalações em Agosto de 2018, transferindo-se assim para o actual Edifício das Direcções, no centro da cidade.

Actualmente encontra-se sem portas, janelas e mobiliário. A acção nociva abrangeu o jango e a residência do regedor, uma vez que sempre pertenceu às autoridades tradicionais da província.

Em declarações à Angop, o regedor provincial, Afonso Vity, reprovou a atitude do Governo local em não devolver, até a presente data, as instalações às autoridades tradicionais, visto que os sobas não dispõem de local para o exercício das suas actividades, deixando a mercê dos meliantes.

Afonso Vity afirmou que os sobas solicitam nova reabilitação e consequente devolução às autoridades tradicionais, para dignificar o trabalho da regedoria provincial.

Instado sobre o assunto, o vice-governador provincial para a área Técnica e Infra-estruturas, José Thatuvela, esclareceu que a devolução do espaço às autoridades tradicionais deverá ocorrer após a sua reabilitação.

Ressaltou que dos levantamentos feitos, mesmo antes quando funcionou a Direcção da Cultura, o aludido edifício já tinha infiltrações, o tecto não era estanque, devido a situações derivadas de alguma debilidade na construção.

Informou que o Governo Provincial vai voltar a inscrevê-lo no Programa de Investimento Público (PIP) de 2020.

Assuntos Crime   Província » Bié  

Leia também
  • 01/07/2019 16:17:55

    Governo do Bié enaltece acção teatral nas comunidades

    Cuito - O teatro joga um papel fundamental na transmissão de mensagens de civismo, educação moral e conto de histórias sobre os hábitos e costumes junto das comunidades, considerou o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bié, Carlos Ulombe da Silva.

  • 27/06/2019 15:57:25

    Jardim do Livro Infantil movimenta mundo cultural

    Luanda - O secretário de Estado para as Indústrias Criativas, João Constantino, afirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, o Jardim do Livro Infantil como uma janela destinada a levar as crianças ao mundo do imaginário e a descoberta de talentos para o mercado literário.

  • 08/06/2019 14:34:50

    Escritor apresenta obras sobre infertilidade no Cuito

    Cuito - Duas obras literárias, intituladas "Infertilidade masculina e feminina" e , "Como combater a infertilidade", da autoria do escritor e nutricionista Gabriel Jai Joaquim, foram apresentadas aos leitores hoje, sábado, no Cuito (Bié).