Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Setembro de 2019 | 08h35 - Actualizado em 07 Setembro de 2019 | 13h09

Portugal: João Gonçalves apresenta obra sobre gastronomia

Lisboa (Da correspondente) - O gastrónomo angolano João Gonçalves apresentou quinta-feira, em Lisboa (Portugal), a quarta edição da sua obra intitulada "Gastronomia angolana e internacional", numa edição da Caleidoscópio.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Livro de gastronomia angolana e internacional de João Gonçalves, apresentado em Portugal

Foto: Cedida

Cerimónia de lançamento do livro de gastronomia angolana e internacional de João Gonçalves(esq) com a presença do embaixador de Angola em Portugal Carlos Alberto Fonseca.

Foto: Cedida

O livro de 255 páginas é um estudo antropológico da gastronomia angolana de Cabinda ao Cunene.

Em declarações à Angop, João Gonçalves afirmou que a presente edição do livro tem uma roupagem nova e actualizada onde explica os pontos críticos de certos alimentos que não devem ser consumidos.

O autor revela que “o homem é o artífice do saber, desfruta do prazer de uma boa comida e para satisfazer o seu prazer está continuamente a investigar alimentos saudáveis”.

A obra é útil para angolanos e estrangeiros, principalmente os amantes de culinária, assim como para escolas e unidades de restauração, hospitais e centros recreativos, por apresentar conteúdos científicos e antropológicos sobre a gastronomia angolana e internacional.

Por outro lado apelou a camada jovem, a dar continuidade a investigação gastronómica angolana por ser muito rica em diferentes aspectos.

Receitas de pratos típicos de Angola tais como Ginguinga de cabrito, calulu, feijão de óleo de palma, mufete, entre outros, estão nesta publicação.

A primeira edição do livro “Gastronomia Angolana e Internacional” foi lançado em 2012, e tem como objectivo também promover uma alimentação saudável.

Em 2015, a obra foi distinguida em Paris pela Academia Internacional de gastronomia com o prémio “Literatura gastronómica”.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 07/09/2019 02:03:48

    Rio Kwanza retratado em livro

    Luanda - Um livro intitulado "Kayak the Kwanza", em inglês, que em português significa "Andar de caiaque/canoa no Rio Kwanza", foi apresentado sexta-feira, em Luanda, pela embaixadora do Reino Unido acreditada em Angola, Jessica Hand.

  • 06/09/2019 14:02:38

    Vencedores do "Quem Me Dera Ser Onda" recebem prémios

    Luanda - Os três primeiros classificados da edição 2018 do concurso literário infanto-juvenil "Quem Me Dera Ser Onda" receberam hoje (sexta-feira), os seus prémios consubstanciados em valores monetários e diplomas.

  • 06/09/2019 01:04:16

    Exposição "Idiossincrasias" inaugurada no Instituto Camões

    Luanda - Um conjunto de obras de pintura e de desenho, reunidas na exposição "Idiossincracias" e que reafirmam traços identitários do artista plástico Paulo Kussy, foi inaugurado nesta quinta-feira no Instituto Camões, em Luanda.