Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Setembro de 2019 | 18h07 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 18h26

Ensinamentos de Neto apontados como fonte de inspiração

Luanda - As obras literárias e ensinamentos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, constituem fontes inesgotáveis de inspiração e de aprendizagem da actual e futuras gerações de angolanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A afirmação é da vice-governadora do Uíge para o sector Político, Económico e Social, Catarina Domingos, que falava na abertura da jornada do Dia do Herói Nacional.

Para a responsável, a entrega do poeta à causa da independência deve constituir uma fonte de inspiração para todos que desejam fazer de Angola uma nação respeitada e próspera.

“As qualidades ímpares de Agostinho Neto, aliadas à sua liderança, levaram-no a inscrever o nome de Angola no contexto internacional como um dos países que defende os interesses nobres do seu povo”, afirmou.

Já na província da Lunda Sul, a docente universitária Evalize Salvaterra afirmou que o poeta António Agostinho Neto contribuiu positivamente no combate à discriminação racial em África e no mundo, bem como ao analfabetismo.

A docente, que falava durante numa palestra sobre Agostinho Neto, destacou a obra literária Sagrada Esperança por, no seu entender, espelhar o sofrimento do povo africano.

Por seu turno, o também docente universitário Zacaria Sacawanga, adiantou que o slogan “o mais importante é resolver os problemas do povo” não representa simplesmente as palavras de ordem política, mas também poética.

Sublinhou que em Renúncia Impossível Agostinho Neto manifesta o seu descontentamento para com o sistema colonial, que tudo fazia para maltratar a identidade cultural.

O Dia do Herói Nacional, a decorrer sob o lema “Unidade no resgate dos valores da Pátria”, assinala-se a 17 de Setembro.

Durante a jornada de comemorações do 97º aniversário do Dia do Herói Nacional, a Lunda Sul prevê realizar várias actividades, entre as quais um festival gospel, inaugurações de postos de saúde, fogueira do herói e partidas desportivas.

Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 na aldeia de Kaxicane, região de Icolo e Bengo, a cerca de 60 quilómetros de Luanda.

Leia também
  • 28/05/2019 16:27:21

    Escritor exorta aos jovens da classe mais criatividade

    Uíge - O escritor angolano Kialunga Afonso exortou, segunda-feira, na cidade do Uíge, aos jovens que enveredaram por essa arte no sentido de serem mais criativos e inovadores, para melhorarem a qualidade das suas obras.

  • 27/05/2019 15:39:17

    Lev'arte incentiva hábito de leitura na Lunda Sul

    Saurimo - O núcleo literário Lev'arte na Lunda Sul iniciou hoje, segunda-feira, em Saurimo, a incentivar vários jovens de diversos extractos sociais a terem o hábito de leitura, através de palestras e distribuição gratuita de livros de autores angolanos e estrangeiros.

  • 25/05/2019 23:59:28

    Grupo Força Suprema anima festa dos 63 anos da cidade de Saurimo

    Saurimo - Os músicos angolanos Nga, Prodígio e Don-g, membros do grupo Força Suprema (FS), foram as principais atracções, na noite de sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), do espectáculo músico cultural, em alusão do 63º aniversário desta urbe, desde que foi elevado à categoria de cidade, que assinala-se no dia 28 deste mês.