Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Setembro de 2019 | 16h48 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 16h48

FestiSumbe com 30 artistas nacionais

Sumbe - Pela primeira vez desde o seu início, em 2002, o Festival Internacional da Música do Sumbe ?FestiSumbe?, marcado para os dias 15 e 16 deste mês, contará apenas com artistas angolanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Num total de 30 músicos, o destaque recai para Paulo a dupla YoBass, Bessa Teixeira, Justino Handanga, C4 Pedro, Pérola, Calabeto, Nagrelha, Yannick Afromam, Big Nelo, Ary, Puto Português, Kyaku Kyadaff.

Nino Republicano, responsável da produtora LSRepublicano, apontou, em declarações à ANGOP, as dificuldades financeiras como principal entrave para a não contratação de artistas de renome estrangeiros.

Sem avançar números quando ao orçamento, adiantou que o evento será produzido inteiramente com custos da LS Republicano no âmbito da parceria assinada com o Governo Provincial do Cuanza Sul, que vai permitir a produção do evento nas próximas três edições.

Nino Republicano adiantou que nas condições actuais, se fará o melhor para colocar ao dispor do público um cardápio musical que satisfaça.

Adiantou que o programa inclui também a exibição de DJs de diversas províncias do país convidados para mostrarem, cada um, os seus dotes musicais.

Para esta edição, avançou, se pretende retomar a marca FestiSumbe e voltar a devolve-la ao mercado cultural angolano, tendo em conta a projecção que ganhou ao longo dos anos de existência.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, Agostinho Domingos Cassessa, reforçou que o governo local não terá comparticipação financeira no festival.

“A alimentação, contratação dos músicos, alojamento e transporte está sob responsabilidade da LS Republicano”, rematou.

Avançou que foram formados 25 guias turísticos para ajudar os turistas a conhecerem melhor a província. A par do festival musical está também reservado uma Feira de Produção local que vai juntar 200 expositores da agro-pecuária, turismo, pescas indústria e serviços,   numa área de mil 800 metros quadrados.

Rede Hoteleira

O responsável apontou a existência de 331 unidades hoteleiras e similares  e 108 unidades complementares , 205 restaurantes, 1.950 quartos, 20.298 camas para a acomodação dos visitantes.

Ganhos

A fonte apontou como ganhos o aumento do rendimento das famílias, hoteleiros, criadores angolanos, aumento da mobilidade e da circulação de pessoas.

Leia também
  • 09/09/2019 15:57:22

    FestiSumbe volta à agenda cultural

    Luanda - Quatro anos depois, o Festival Internacional de Música do Sumbe (FestiSumbe) está de volta à agenda cultural, com a realização, a 15 e 16 deste mês, da edição de 2019, na Marginal do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul.

  • 09/09/2019 14:58:05

    Intercâmbio reúne profissionais das artes

    Luanda - Profissionais e docentes universitários de artes do Instituto Superior de Artes (ISART), do Peru, Israel, Polónia, dos Estados Unidos da América (EUA) e artistas plásticos nacionais reúne entre 11 a 20 durante um intercâmbio artístico-cultural, em Luanda, numa iniciativa da Fundação Arte e Cultura (FAC).

  • 09/09/2019 14:03:53

    Ministra da Cultura quer espírito patriótico

    Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, exigiu, nesta segunda-feira, em Luanda, aos quadros do sector espírito patriótico, coesão e harmonia para a concretização das acções ligadas a preservação, divulgação e internacionalização da identidade cultural angolana.