Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Setembro de 2019 | 23h01 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 23h37

Portugal: Abertas actividades alusivas ao dia do fundador da Nação

Lisboa (Da correspondente) - Momentos de música e declamação de poesia sobre a vida e obra de Agostinho Neto marcaram a abertura hoje, segunda-feira, em Lisboa, das actividades em alusão ao 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A actividade, realizada pelo Fórum de Jovens Angolanos em Portugal (FJAP), com o apoio do sector da cultura da Embaixada de Angola em Portugal, foi também marcada com uma palestra em que os oradores Eduarda Ferronha e Domingos Vieira Dias falaram sobre a vida e obra de Agostinho Neto, como político, poeta, bem como a sua dimensão internacional na luta pela independência de Angola e da África Austral.

De seguida foi entregue ao presidente da junta de Fraguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves, um pedido para alteração do nome da rua António Agostinho Neto, para DR. António Agostinho Neto, primeiro presidente da República de Angola.

Durante a actividade, o presidente do Fórum de Jovens Angolanos em Portugal, David Goubel, salientou a importância do evento, por permitir informar e esclarecer aos filhos dos angolanos residentes em Portugal quem foi António Agostinho Neto.

“Muitas crianças angolanas não sabem quem foi Agostinho Neto, por este motivo é necessário e importante que se realize sempre actividades do género para transmitir as novas gerações sobre as nossas raízes”, referiu.

De acordo com a fonte, o objectivo da organização é divulgar cada vez mais a cultura angolana em Portugal e apoiar cada vez mais os jovens residentes nesse país europeu.

Actividade foi brindada com a presença dos músicos Gabi Moy, Betinho Feijó, Paulo Pacas, que abrilhantaram a actividade.

De realçar que o Fórum de Jovens Angolanos em Portugal tem ainda agendada várias actividades como palestras, momentos recreativos e culturais para celebrar o mês de Setembro.

A FJAP tem cerca de três mil associados.

Assuntos Efeméride  

Leia também
  • 23/01/2019 11:12:07

    Luanda expõe 15 edifícios emblemáticos

    Luanda - Uma exposição de desenho artístico sobre quinze edifícios emblemáticos de Luanda estará patente, a partir de sexta-feira, na Baía de Luanda, em comemoração dos 444 anos da cidade capital, que se assinalam no dia 25 do corrente mês, numa parceria entre o Espaço Baía e o escritório de arquitectura "Traços Design".

  • 13/06/2018 17:16:32

    Programa radiofónico sobre Mbanza Kongo lançado em Julho

    Mbanza Kongo - Um programa radiofónico sobre "Mbanza Kongo - Património Cultural da Humanidade" será lançado no próximo dia 8 de Julho, nesta cidade, para a divulgação de aspectos que têm a ver com a história desta localidade inscrita na Unesco.

  • 13/06/2018 12:19:17

    Bispos da CEAST homenageiam cidade Património Mundial

    Mbanza Kongo - Doze bispos da Conferência Episcopal de Angola e São-Tomé (CEAST) participam, no próximo dia 8 de Julho, em Mbanza Kongo, província do Zaire, na cerimónia de homenagem ao 1º aniversário da inscrição desta cidade na lista do património mundial da Unesco.