Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Setembro de 2019 | 11h17 - Actualizado em 22 Setembro de 2019 | 11h34

Huíla: Oprimícia Tyamba vence festival de música "Variante"

Lubango - A representante do Lubango, Oprimícia Esmeralda Tyamba, venceu neste final de semana, nesta cidade, a fase provincial da Huíla do festival de música popular angolana "Variante", com 76,5 pontos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Oprimícia Esmeralda Tyamba - Vencedora da fase provincial do Variante-2019

Foto: José Filipe

A artista convenceu o corpo de jurado, liderado pelo antigo chefe de Departamento de Cultura e Artes do sector da cultura, turismo e juventude e desportos, Pedro Mussunda, com a música “mãe estou a sofrer”, cantada em Nganguela, no estilo kilapanga.

A música faz uma abordagem de combate a violência doméstica, especificamente de um lar onde o pai é violento e desestruturou a sua família, por influências de amigos.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Eduarda Guilhermina Lito e José Francisco (Dudas) dos municípios da Jamba e Lubango com 74,5 e 73 pontos, respectivamente, num concurso que contou com a participação de 12 candidatos.

A vencedora recebeu como prémio 120 mil Kwanzas, certificado de participação e vai representar a província da Huíla na fase nacional em Novembro, em Luanda, ao passo que o segundo e terceiro classificados levaram 80 e 60 mil Kwanzas, respectivamente.

Oprimícia Esmeralda Tyamba, professora do ensino primário, iniciou a sua carreira musical em 2010, no Lubango, e já participou quatro vezes em concursos desta natureza, conquistando a segunda, terceira e quarta posições.

Assuntos Música   Província » Huíla  

Leia também
  • 19/09/2019 15:19:53

    Gabinete da Cultura reforça acervo de bibiotecas municipais

    Lubango - Com a aquisição de um novo acervo bibliográfico com obras de carácter científico e literatura em modelo físico e digital, já encomendados, o Gabinete Provincial da Cultura quer, até 2022, aumentar o número de usuários fidelizados de bibliotecas municipais de 230 mil e 400 para 345 mil e 700/ano.

  • 10/09/2019 17:47:19

    Huíla quer transformar potencial cultural em produto rentável

    Lubango - A realização de feiras itinerantes e regulares, o incentivo para a criação de pequenas indústrias culturais para promover as artes cénicas constam das prioridades do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla para os proximos quatro anos.

  • 09/09/2019 12:59:48

    "O Jazz continua parente pobre" - Jerónimo Belo

    Luanda - Quando se fala em promoção e afirmação do ritmo jazz em Angola, um nome, em particular, dificilmente pode ficar de fora: Jerónimo Belo.