Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Outubro de 2019 | 18h08 - Actualizado em 20 Outubro de 2019 | 18h07

Malanje: Poetas defendem maior dinamização das artes

Malanje - Os poetas Kibuku Kiajinje e Francisco Mukunekena, defenderam hoje (domingo), nesta cidade, a necessidade dos amantes das artes poéticas e o governo da província de Malanje, trabalharem no sentido de dinamizarem cada vez mais a poesia e outras artes, como forma de valorizar a cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em entrevista à Angop, por ocasião do dia mundial do poeta, que hoje (20 de Outubro) se assinala, os poetas reiteraram ser necessário os declamadores de poesias e o gabinete provincial da educação, trabalharem em coordenação para se levar a poesia nas escolas, sobretudo do ensino primário para que se incutir o gosto da mesma nas crianças.

Kibuku Kiajinje é de opinião que a educação básica precisa de literatura, pois o país e em particular a província de Malanje, necessita de um “pensamento” crítico para que essa área da cultura se desenvolva.

Realçou que a arte tem a capacidade de comunicar e transmitir uma série de informações educativas, através de uma conexão profunda entre o declamador e o ouvinte.

Por sua vez, o responsável do movimento cultural Lev'arte, Francisco Mukunekena, disse que com o arte o artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não vêem, ele cria o que está alem do quotidiano, torna intensa a sensibilização e ainda tem a capacidade de promover uma visão critica sobre um determinado assunto.

Enalteceu a importância e imponência da poesia, arte que como a pintura e a música, atingem almas e espelham sentimentos, ao mesmo tempo que exorta o governo da província de Malanje a construir mais espaços para a encenação e outras práticas culturais, para que os artistas possam desenvolver os seus trabalhos. .

A nível da província de Malanje existem os movimentos literários Brigada Jovem de Literatura (BJL) movimento Lev'arte, Pró-arte e ritmos e movimento Pungo Andongo entre outros.

O dia mundial do poeta foi instituído pela UNESCO em 1999, e visa incentivar a leitura, escrita e publicações de obras poéticas.

Leia também
  • 20/10/2019 12:39:43

    C4Pedro lança seu novo álbum "The Gentleman"

    Luanda - Com uma mistura de estilos Fank, Kizomba e Zouk, o cantor angolano C4Pedro vendeu e autografou neste domingo, em Luanda, a sua mais recente obra discográfica, intitulada "The Gentleman", que contém 12 temas musicais em português, francês e crioulo.

  • 18/10/2019 21:32:27

    Ministério da Cultura e Total&EP assinam acordo

    Luanda - O Ministério da Cultura, a embaixada da França e a Total E&P Angola firmaram, nesta sexta-feira, 18, um acordo de financiamento para a implementação do Plano de Gestão do Centro Histórico de Mbanza Congo, classificado em 2017 como património da humanidade pela UNESCO.

  • 17/10/2019 09:02:32

    Artistas angolanos expõem na Feira de Artes de Paris

    Luanda - A galeria Espaço Luanda Arte (ELA) vai representar Angola na Feira de Arte e Design de Paris (França), evento dedicado à arte contemporânea africana, a decorrer nos dias 9 e 11 de Novembro deste ano.