Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Janeiro de 2020 | 15h21 - Actualizado em 08 Janeiro de 2020 | 15h21

Cultura envolve famílias na consolidação do processo etnolinguístico

Huambo - O director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo, Jeremias Piedade Nambongue Chissanga, referiu hoje, quarta-feira, que o êxito do processo de consolidação etnolinguístico, para a prevenção dos valores éticos e morais, depende essencialmente do envolvimento das famílias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos

Foto: Júlio Vilinga

O responsável realçou o facto no acto provincial comemorativo ao Dia Nacional da Cultura, que hoje se assinala, durante o qual apontou igualmente a importância do papel das igrejas e autoridades tradicionais no reforço do programa de resgate dos valores morais e cívicos, para a edificação de uma sociedade de princípios e comprometida com o bem-estar comum.

Jeremias Piedade Chissanga disse que, para a concretização desse desiderato, a instituição vai intensificar, este ano, as campanhas de sensibilização sobre os hábitos e costumeis típicos da cultura “ovimbundu”, que conta com os reinos do Bailundo, Chiyaka, Chingolo, Huambo e Sambo.

Esta campanha, de acordo com o responsável, vai incidir-se mais nas familiares para que seja possível enraizar os valores etnolinguístico e os elementos tradicionais positivos determinantes na humanização das comunidades, assente no bem-estar.

“O folclórico, o artesanato, a tradição oral, os ritos de iniciação e outras manifestações culturais foram elementos que serviram de inspiração da riqueza literária da humanidade. Resgatar estes valores tradicionais é um trabalho que se impõe, por serem as balizas que definem o carácter identitário de um determinado povo e podem transmitir princípios e valores que nos diferenciam dos demais povos”, observou.

Por isso, Jeremias Piedade Chissanga reafirmou o interesse do Governo na criação de infra-estruturas de preservação dos traços tradicionais positivos a favor da população para a busca permanente da boa conduta social e combate à criminalidade. 

A comemoração da efeméride contou com a presença de fazedores de cultura nas mais variadas modalidades, além da exposição de peças culturais e outros que retratam a história do planalto central.

O acto marcou igualmente a abertura das actividades ligadas ao Carnaval, nesta região do país, habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios. 

Os festejos do dia da Cultura Nacional decorrem de 7 a 31 de Janeiro, em todo o país. O 8 de Janeiro foi aprovada pelo decreto nº 21 e publicado no Diário da República n.º 87, I Série, de Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional em 1979.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 28/12/2019 14:04:35

    Grupo coral "Elcana" estreia-se com obra "Para Ti meu Pai"

    Huambo - O grupo Elcana, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Huambo, estreou-se, este sábado, com o disco intitulado "Para Ti meu Pai", com 13 faixas musicas que carregam mensagens sobre o combate à criminalidade.

  • 13/12/2019 17:40:45

    Poeta Ngola Tomás estreia-se no mercado discográfico

    Caála - O poeta Gabriel Ngola Tomás estreou-se hoje, sexta-feira, no mercado discográfico, com a publicação da sua primeira obra, intitulada “Alvorada”, cujo teor apela ao envolvimento de todos na moralização da sociedade, de modo a desencorajar o cometimento de ilícitos criminais, por parte dos adolescentes e jovens.

  • 03/12/2019 13:53:48

    Requalificação do Museu do Huambo orçada em mais de AKZ 21 milhões

    Huambo - Vinte e um milhões de kwanzas é o valor que está ser investido, desde o princípio do mês de Novembro, pelas autoridades da província do Huambo na requalificação do Museu local, com objectivo de melhorar a estrutura arquitectónica do imóvel e, ao mesmo tempo, proporcionar melhor acomodação aos funcionários e utentes.