Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Janeiro de 2020 | 22h20 - Actualizado em 25 Janeiro de 2020 | 22h18

Luanda acolhe primeiro concerto de música popular urbana angolana instrumental

Luanda - O primeiro concerto de música popular urbana angolana instrumental no país realizou-se neste sábado, no Clube Naval de Luanda, no âmbito do projecto denominado "Memória Patrimonial do Cancioneiro Angolano", que se propõe pesquisar, promover e produzir música angolana de raiz, com maior incidência para o Semba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista aerea Baía e Marginal de Luanda

Foto: Arquivo

No evento, que contou com a presença do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, no dia em que a cidade de Luanda celebrou os seus 444 anos,  foram ouvidas algumas das relíquias do cancioneiro popular angolano, como "Canto para Luanda", de Carlitos Vieira Dias, "Solo do Maquis", Kissanguela, "Saudades de Luanda", dos Kiezos, "Kazukuta", Os Bongo, e "Pôr do Sol", dos Jovens do Prenda.

Iniciativa da editora Disco de Vinil, o projecto “Memória Patrimonial do Cancioneiro Angolano” propõe-se igualmente, nas palavras do seu mentor, Nok Nogueira, criar obras e produzir eventos como documentários, livros e exposições.

O objectivo é servir de veículo de informação e ao mesmo tempo dar a conhecer o essencial sobre a História da Música Popular Urbana Angolana e sobre os primeiros 50 anos da formulação estética do Semba, da década de 40 a de 90 do século passado.

Acompanharam o Vice-Presidente da República, entre outras individualidades, o Secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristovão, o Vice-Governador de Luanda para o Sector Económico, Sebastião Lino, e altos funcionários do seu gabinete.

Assuntos Música  

Leia também
  • 15/01/2020 15:14:42

    O "calvário" dos compositores

    Luanda - Quem ouve uma canção de sucesso, nem sempre se dá conta que por detrás desse trabalho está um profissional muitas vezes ofuscado: o compositor.

  • 02/01/2020 15:30:35

    Jorge Neto em coma induzido após cirurgia

    Luanda - O cantor cabo-verdiano Jorge Neto, um dos principais rostos da banda Livity, continua em coma induzido, depois de ter sido submetido a uma cirurgia de urgência na cabeça, dia 31 de Dezembro de 2019, num dos hospitais de Lisboa, em Portugal.

  • 30/12/2019 07:18:22

    Heavy C e Gutto abrem 4ª edição do Duetos N'Avenida

    Luanda - Os cantores Heavy C e Gutto serão a primeira dupla a actuar na quarta temporada do show Duetos N'Avenida, marcado para 29 de Fevereiro de 2020.