Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Janeiro de 2020 | 17h50 - Actualizado em 23 Janeiro de 2020 | 17h50

Organização aplica mais de AKZ 20 milhões no Carnaval em Benguela

Benguela - Vinte milhões e 500 mil de kwanzas é o valor a ser aplicado pela Comissão Provincial do Carnaval de Benguela para a realização do Entrudo/2020, do qual vão participar mais 100 grupos, entre infantis e adultos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura e Desporto de Benguela, Mário Kajibanga, tendo referido que 10 milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo governo local, quatro milhões são provenientes da Comissão Nacional do Carnaval e seis milhões e 500 mil kwanzas foram dados pela empresa cervejeira Cuca.

Disse que esses valores serão destinados ao pagamento de prémios e outros serviços técnicos ligados à realização do Carnaval.

Com esse valor, anunciou, o valor dos prémios vai aumentar este ano em relação a 2019, tendo detalhado que o 1º classificado vai receber 1.500.000 kwanzas, contra os 1.000.000 kwanzas recebidos na edição passada, o segundo posicionado terá direito a 1.250.000 kwanzas (em 2019 recebeu 750 mil kwanzas) e o terceiro classificado levará 1.000.000 de kwanzas (na época passada foi premiado com 500 mil kwanzas).

Fez saber que o aumento do valor do prémio, este ano, vai abranger ainda as figuras da nobreza do Carnaval (rainha, rei, príncipe, princesa, entre outros).

Sublinhou que nos actos municipais e no provincial do Entrudo vão concorrer mais 100 grupos, entre infantis e de adultos, cujo desfile central vai acontecer, com 20 agremiações, no dia 25 de Fevereiro, no município da Catumbela.

Os grupos Bravos da Vitória, do município da Catumbela, na classe de adultos, e Mártires do Kuito, do município do Bocoio, na categoria infantil, foram os vencedores do Carnaval de Benguela/2019.

Cabinda

A Secretaria Provincial da Cultura de Cabinda necessita de pelo menos 14 milhões de kwanzas para realizar do Carnaval/2020 com êxito.

Essas declarações foram feitas hoje, quinta-feira, à Angop, pelo secretário provincial da Cultura de Cabinda, Ernesto André, tendo referido que o montante servirá para aquisição de indumentárias dos grupos e pagamento dos prémios dos vencedores do Entrudo.

Salientou que para a presente edição vão concorrer seis grupos escolares, no sentido dos estudantes valorizarem mais os ritmos e danças tradicionais africanas.

Fez saber que estão já inscritos 74 grupos carnavalescos, dos quais 39 infantis e 35 da classe de adultos.

Informou que o parque do Estádio do Tafe vai ser o palco do desfile central do Carnaval de Cabinda, em substituição do Largo Pedro Benge, onde habitualmente acontecem as apresentações.

Em Cabinda, o grupo carnavalesco Tchiaku-Tchiacu é o actual vencedor do Entrudo na classe de adultos enquanto em infantis o título está em posse da agremiação Tunga Nzola.

Os grupos carnavalescos da província de Cabinda dançam, geralmente, os ritmos mayeye, kintueni, nzossa, matafala e maringa, e as músicas são executadas com instrumentos tradicionais como tambores, batuques, apitos, entre outros meios.

Leia também
  • 17/01/2020 02:50:59

    Escritor angolano Isidro Sanene premiado no Brasil

    Lobito - O escritor e artista plástico angolano Isidro Sanene recebeu quinta-feira, o Prémio Desenvolvimento, atribuído pela Revista Ideias da Sul, na região de Santo Amaro, em São Paulo, no Brasil, sendo o primeiro africano agraciado com essa distinção, soube a Angop.

  • 08/01/2020 14:49:23

    Artistas pedem mais participação empresarial no sector cultural

    Malanje - Com vista a dinamizar as modalidades culturais na província, alguns fazedores de arte em Malanje defendem mais apoio do empresariado local neste ramo, devendo para tal traçar projectos de impulsionamento das artes, no âmbito da sua responsabilidade social.

  • 06/01/2020 14:25:02

    Obras do Museu de Arqueologia iniciam no primeiro trimestre

    Benguela - As obras de restauro do Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela, terão início ainda neste primeiro trimestre do ano (2020), informou o secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão.