Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Fevereiro de 2020 | 11h10 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2020 | 13h34

Lançada no Lubango obra literária "Noite Primaveril"

Lubango - A primeira obra literária do escritor Nelson Maurício, intitulada "Noite Primaveril", foi lançada quinta-feira no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), no Lubango, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com 72 páginas, o livro é uma obra de poesia erótica africana, onde procurou-se dar voz e vez a mulher.

Ao falar à ANGOP à margem do lançamento do livro, Nelson Maurício afirmou que o mesmo, além de descrever artisticamente a mulher africana, também expressa a paixão, a ternura e o ardor que lhe é intrínseca.

Fez saber que pretende com o livro valorizar a antropologia africana nas suas mais distintas questões, buscando uma reflexão profunda da importância da mulher na sociedade.

"A obra constitui um manifesto erótico africano, onde cada poema é uma mulher e um acto, porque à luz da poesia, a arte literária é um fenómeno espontâneo, na medida em que nada é planeado, tudo sucede de forma natural e, no processo de criação literária, o sentimento afigura-se através da intuição", disse.

Reforçou que é um livro livre do exercício da fantasia como forma primária do conhecimento, por estar inserido num contexto de pura vanguarda, embora receba influências do surrealismo e de outras correntes literárias.

A obra literária foi produzida pela Chela Editora, com sede no Lubango, vocacionada a prestaçao de serviços no ramo da edição de obras literárias e outros serviços independentes no mercado livreiro.

Leia também
  • 07/02/2020 22:29:49

    Trajectória do PR retratada em livro

    Luanda - "João Lourenço e os Grandes Desafios", uma narrativa sobre a trajectória do Presidente da República e seu perfil político, é o título de um livro lançado esta sexta-feira, em Luanda, pelo académico angolano Kingury Vieira.

  • 02/02/2020 05:12:00

    Huíla: Lançada obra sobre dificuldades dos estudantes no estrangeiro

    Lubango - Uma obra literária denominada "Sol Mulembeiral", do autor Capui Lara, que narra 50 poesias sobre as dificuldades dos estudantes angolanos no exterior do país, foi lançada, neste sábado, na cidade do Lubango.

  • 17/01/2020 02:50:59

    Escritor angolano Isidro Sanene premiado no Brasil

    Lobito - O escritor e artista plástico angolano Isidro Sanene recebeu quinta-feira, o Prémio Desenvolvimento, atribuído pela Revista Ideias da Sul, na região de Santo Amaro, em São Paulo, no Brasil, sendo o primeiro africano agraciado com essa distinção, soube a Angop.