Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 21h21 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 21h20

Lunda Sul: Assanhados do Txizainga vence carnaval 2020 em adultos

Saurimo - O grupo carnavalesco da cidade de Saurimo, Assanhados do Txizainga, venceu nesta terça-feira, a edição 2020 do Entrudo, na província da Luanda Sul, com 693 pontos, arrebatando o prémio de 800 mil Kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em segundo e terceiro lugar ficaram os grupos carnavalescos, Utchokwe Mu Txota de Saurimo, com 677 pontos e Massepha de Saurimo (476 pontos), que levaram o prémio de 600 mil e 450 mil Kwanzas, respectivamente.

Na ocasião, o presidente do grupo vencedor Assanhados do Txizainga, Tetela da Silva, disse que  o êxito da vitória é fruto da boa preparação que o conjunto teve durante  cinco meses, igualmente, a entrega dos elementos que compõem a agremiação.  

Solicitou a comissão organizadora a proceder a entrega de apoios de preparação com antecedência, para permitir a aquisição atempada das indumentárias e outros adornos, para uma participação digna nas próximas edições.

“O atraso de apoios nesta edição dificultou a preparação do grupo, sobre tudo na aquisição de diversos materiais para a preparação do carro alegórico e indumentária”, lamentou.

Por sua vez, o vice-governador para área Económica, Política e Social da Lunda Sul, Cassongo João da Cruz, enalteceu a organização do Entrudo 2020, tendo afirmado que o governo vai envidar esforços para melhorar os prémios nas próximas edições.

Apelou aos grupos concorrentes a melhorarem a sua prestação, bem como inovarem na indumentária, alegoria e outros componentes que dão um colorido diferente ao Carnaval, mas primando sempre na preservação da identidade cultura da região leste de Angola.

A edição 2020 do Entrudo foi testemunhada pelo secretário de Estado Cultura e Indústrias Criativas, João da Cunha Lourenço, pelo governador em exercício da Lunda Sul, Evanerson Kaputu, deputados a assembleia nacional, representantes dos partidos políticos e sociedade civil.

Em 2019 sagrou-se vencedor nesta categoria o grupo carnavalesco Komokenu do Muconda.

Leia também
  • 25/02/2020 18:01:36

    União da Catepa conquista título pela sétima vez

    Malanje - O grupo carnavalesco União Mundo da Catepa revalidou, hoje, pela sétima vez, o título vencedor do carnaval edição 2020, com mil e 169 pontos.

  • 25/02/2020 17:29:54

    Mincult homenageia grupo Tchako Txethu do Luari

    Saurimo - Um milhão de kwanzas é o valor que o grupo carnavalesco Tchako Txethu do Luari recebeu nesta terça-feira, em Saurimo, do Ministério da Cultura (Mincult), como reconhecimento da divulgação e preservação da cultura da região Leste de Angola.

  • 25/02/2020 17:04:19

    Estrangeiros no carnaval da "Txianda"

    Saurimo - Alguns estrangeiros residentes na cidade de Saurimo (Lunda Sul) elogiaram nesta terça-feira, a dança Txianda, o principal atractivo que os grupos carnavalescos apresentaram durante o desfile.