Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 13h10 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 13h10

Refugiados na pista da Avenida Agostinho Neto

Dundo - Longe da pátria há quase três anos, os refugiados da República Democrática do Congo (RDC), assentados no campo do Lóvua, acabaram de dançar no carnaval 2020 da Lunda Norte, como concorrentes, ao som dos seus ritmos tradicionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA NORTEL: GRUPO FORÇA DO LÓVUA (REFUGIADOS DA RDC)

Foto: HÉLDER DIAS

Pintados e vestidos a rigor, os 50 integrantes do grupo denominado Força do Lóvua, mostraram que apesar de estarem longe da pátria, preservam os seus hábitos e costumes e dão prova que Carnaval é uma verdadeira festa do povo, de inclusão e de união dos povos.

A sua exibição vai arrancando aplausos e assobios de milhares de foliões, que se surpreenderam com a presença dos refugiados na condição de concorrentes, um facto inédito pelo menos nos últimos 15 anos em Angola. 

Nas suas canções, o grupo transmite mensagens de paz e unidade dos países africanos, amor, harmonia e gratidão ao Governo angolano por lhes ter acolhido num momento difícil das suas vidas.

Na classe de adultos vão desfilar 15 grupos dos dez municípios que compõe a província da Lunda Sul, nomeadamente Chitato, Cambulo, Cuilo, Caungula, Capenda Camulemba, Cuango, Lucapa, Lubalo, Xá-muteba e Lóvua.

Leia também
  • 25/02/2020 12:03:27

    Crianças levam foliões ao delírio

    Dundo - Trajados e pintados a rigor, como manda a tradição da região leste do país, as crianças que se exibem na pista da Avenida Agostinho Neto, na centralidade do Mussungue, emocionam e arrancam aplausos das milhares de almas presentes no desfile provincial do Carnaval 2020, na Lunda Norte.

  • 25/02/2020 10:16:07

    Muesseque Utale abre desfile infantil na Lunda Norte

    Dundo - O grupo carnavalesco Muesseque Utale, representante do município de Chitato, vencedor da edição 2019, abriu a instantes o desfile na classe infantil da Lunda Norte, evento que acontece na Avenida Agostinho Neto, centralidade do Mussungue.

  • 25/02/2020 07:14:26

    Dundo "acorda cinzenta" em dia de festa de Carnaval

    Dundo - A cidade do Dundo, província da Lunda Norte, acordou hoje, terça-feira, cinzenta e com nevoeiros, em função da chuva que se fez sentir ao longo da madrugada, mas as suas ruas apresentam já um trânsito movimentado para a festa do Carnaval 2020.