Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 13h57 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 13h56

Veteranos brilham no carnaval

Dundo - Com quase 44 anos de existência, 41 dos quais a dançar o Carnaval, o grupo carnavalesco União Mundo Samanhonga ''Akixi Txianda'', acabaram de se exibir em instante, ao som do Ngoma (principal instrumento tradicional desta região), na pista da Avenida Agostinho Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA NORTEL: GRUPO UNIÃO MUNDO SAMANHONGA (AKIXI TXIANDA)

Foto: HÉLDER DIAS

Nove vezes vencedor do Entrudo, os “veteranos”, vestidos a rigor como manda a tradição tchokwe, sob comando de Estêvão Chirianze, mostram aos mais novos, a arte do bem dançar, com mestria, levando alguns mais velhos presentes no local a viajar no passado, relembrando as festas de recreação nas comunidades.

As danças txianda e kassekumuna, aliada ao ritmo frenético dos instrumentos tradicionais tchokwe como o Ngoma ya china (comparado a viola baixo), mucundju (viola ritmo), kassaluio, ngoma ya kassumbi e mukunzo, contagiaram os foliões que foram dando também um pé de dança.

O grupo homenageado em 2010, pelo Ministério da Cultura, em Luanda, fruto do seu contributo na preservação, valorização e divulgação do folclore tchokwe, participou, em 2018, no desfile central de Luanda.

O grupo já representou Angola, em particular a província da Lunda Norte, em vários festivais na Europa, com realce para Alemanha, Suécia, França, Espanha, Cuba e Portugal, onde exibiu o estilo de dança txianda, dos mais conhecidos na cultura Tchokwe.

Até agora já desfilaram sete dos 15 grupos, nomeadamente Tchako Tcha Utchota, Força do Lóvua, Sataff Beto Mufiqui, Brilhos da Lunda (vencedor da edição passada/2029), Matussaqueno, Unidos do 1º de Maio e União Mundo Samanhonga.

Leia também
  • 25/02/2020 13:10:49

    Refugiados na pista da Avenida Agostinho Neto

    Dundo - Longe da pátria há quase três anos, os refugiados da República Democrática do Congo (RDC), assentados no campo do Lóvua, acabaram de dançar no carnaval 2020 da Lunda Norte, como concorrentes, ao som dos seus ritmos tradicionais.

  • 25/02/2020 12:03:27

    Crianças levam foliões ao delírio

    Dundo - Trajados e pintados a rigor, como manda a tradição da região leste do país, as crianças que se exibem na pista da Avenida Agostinho Neto, na centralidade do Mussungue, emocionam e arrancam aplausos das milhares de almas presentes no desfile provincial do Carnaval 2020, na Lunda Norte.

  • 25/02/2020 10:16:07

    Muesseque Utale abre desfile infantil na Lunda Norte

    Dundo - O grupo carnavalesco Muesseque Utale, representante do município de Chitato, vencedor da edição 2019, abriu a instantes o desfile na classe infantil da Lunda Norte, evento que acontece na Avenida Agostinho Neto, centralidade do Mussungue.