Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 22h07 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 12h33

Zaire: Grupo Unidos do Património revalida título

Mbanza Kongo- O grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património, de Mbanza Kongo, venceu pela terceira vez consecutiva a edição do carnaval na província do Zaire, cujo desfile decorreu, nesta terça-feira, na vila do Nzeto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Grupo carnavalesco " Jovens Unidos do Património"

Foto: Pedro Moniz Vidal(Arquivo)

Fundado em 2018, o grupo exibiu as danças Kabetula e Semba, com a canção “Nkumba-a-Ngudi (Umbigo da mãe), tendo totalizado mil e 190 pontos, arrebatando o primeiro lugar e o prémio de 500 mil Kwanzas.

Nesta categoria participaram 10 agremiações, em representação dos cinco municípios da região, sendo quatro do Nzeto, dois de Mbanza Kongo, igual número para o Soyo, Cuimba e Tomboco que participara com um grupo cada.

O município do Nóqui foi o ausente desta edição.

Na classe infantil, que contou apenas com a participação de dois grupos, do Nzeto, venceu o grupo “União da Kinanga”, com 704 pontos e vai receber 250 mil Kwanzas. Este conjunto carnavalesco foi fundado em 2006.

O vencedor da edição anterior na classe infantil foi o grupo carnavalesco “Sagrada Esperança”, de Mbanza Kongo, que arrecadou 300 mil Kwanzas.

Nesta edição do Entrudo no Zaire, foi homenageado o grupo carnavalesco “ Bloco Vermelho”, em adultos, de Mbanza Kongo, a quem foi atribuído o prémio de um milhão de Kwanzas pelo Ministério de tutela.

Segundo consta, o grupo fundado em 2007 foi homenageado pela sua participação regular em edições do carnaval na província, organização e disciplina do conjunto, ente outros atributos validados pelo Ministério de tutela.

Foram atribuídos prémios do primeiro ao terceiro classificado, em ambas as classes, e subsídios de participação para os restantes sete grupos, num valor de 50 mil Kwanzas.

Testemunharam o desfile, que decorreu na avenida principal da vila do Nzeto, a vice-governadora do Zaire para o sector técnico e infra-estruturas, Ângela Diogo, o secretário de estado de cultura, Aguinaldo Cristóvão, e o director nacional da cultura, Euclides da Lomba.

Assuntos Carnaval   Província » Zaire  

Leia também
  • 25/02/2020 23:55:13

    União Ndengue Alonga vence edição 2020 do carnaval no Bengo

    Caxito - O grupo carnavalesco União Ndengue Alonga do município de Pango Aluquém, arrebatou nesta terça-feira, no largo da Ingamba, em Caxito, província do Bengo, a edição 2020 do carnaval, na classe de adultos, ao totalizar 235 pontos.

  • 25/02/2020 23:14:29

    União Muteda vence no Cuanza Sul

    Sumbe - O grupo carnavalesco União Muteda venceu, nesta terça-feira, a primeira edição municipal na classe A do Carnaval no Cuanza Sul, com 399 pontos.

  • 25/02/2020 22:44:40

    Bloco Amarelo e Unidos do Lobito com "inovações" no Carnaval

    Lobito - Em disputa renhida com o Bravos da Vitória, detentor de 27 troféus, os grupos Bloco Amarelo e Unidos do Lobito apresentaram hoje inovações nas suas coreografias, para tentar vencer o desfile do Carnaval de Benguela e travar a hegemonia do "adversário" da Catumbela.

  • 25/02/2020 22:31:01

    Grupo Havemos de Voltar vence Carnaval pela primeira vez no Bié

    Cuito - O grupo carnavalesco grupo Havemos de Voltar do município da Nharea, venceu, pela primeira vez, na classe de adultos, o Carnaval na província do Bié, edição 2020, com 680.5 pontos.