Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Março de 2020 | 20h15 - Actualizado em 21 Março de 2020 | 20h13

Artistas vão animar passageiros nos comboios do CFB

Lobito - Músicos e actores passarão a animar os passageiros dos comboios do Caminho-de-Ferro de Benguela em todo o seu percurso, em função de um protocolo assinado hoje, sábado, entre aquela companhia e a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), soube a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Comboio do CFB

Foto: cedida pela fonte

Em declarações à Angop, o presidente da UNAC, José Manuel Moreno, informou que este protocolo, denominado “Comboio do Artista”, surge na sequência de acertos realizados recentemente entre a sua instituição e o Ministério dos Transportes, no sentido de levar a arte aos caminhos-de-ferro de Luanda, Benguela e de Moçâmedes.

Para cumprimento desta actividade nos comboios do CFB, estarão envolvidos os músicos da província de Benguela e o seu início está previsto para o próximo mês de Maio, segundo informou o presidente.

“Um dos objectivos é comparticipar na educação da população sobre as medidas de  prevenção em relação a pandemia do coronavírus, COVID-19 que está a expandir-se rapidamente por todo o mundo”, sublinhou.

Além desta mensagem, vai se velar pela preservação do património público, já que muitos cidadãos têm estado a danificar estes bens do Estado e os comboios têm sido vítimas em alguns casos.

O combate a corrupção, nepotismo e a impunidade também não vão escapar do leque do reportório dos artistas, tanto nas mensagens musicais como nas artes cénicas.

Para ele, esta é uma oportunidade de emprego para os  fazedores de arte, mas só beneficiarão aqueles que estiverem filiados à instituição.

Alertou, no entanto, para que os artistas sejam humildes na cobrança dos cachés, já que neste momento as receitas das empresas em geral não são altas, devido a recessão que ainda prevalece na economia do país.

Na sua passagem pela cidade do Lobito, Zeca Moreno aproveitou para anunciar algumas alterações nos estatutos da UNAC, com destaque para a introdução da prova de vida, com vista a actualizar a estatística na base de dados que neste momento encontra-se desajustada.

A UNAC é uma instituição de utilidade pública fundada no dia 09 de Setembro de 1986 e congrega no seu seio  autores, compositores, músicos, dançarinos e actores.

Leia também
  • 26/02/2020 18:07:57

    Bloco Amarelo destrona Bravos da Vitória no Carnaval de Benguela

    Catumbela - O grupo Bloco Amarelo, da cidade de Benguela, venceu a edição 2020 do Carnaval provincial na classe de adultos, com 869 pontos, destronado o histórico Bravos da Catumbela (o mais titulado do Entrudo local, com 27 títulos) que ficou na segunda posição com 835 pontos.

  • 26/02/2020 13:29:10

    INEMA assiste 45 foliões na marginal da Catumbela

    Lobito - Quarenta e cinco pessoas, das quais 37 integrantes de grupos carnavalescos que desfilaram terça-feira na Marginal da Catumbela, em Benguela, receberam assistência do Instituto de Emergências Médicas de Angola (INEMA).

  • 25/02/2020 22:44:40

    Bloco Amarelo e Unidos do Lobito com "inovações" no Carnaval

    Lobito - Em disputa renhida com o Bravos da Vitória, detentor de 27 troféus, os grupos Bloco Amarelo e Unidos do Lobito apresentaram hoje inovações nas suas coreografias, para tentar vencer o desfile do Carnaval de Benguela e travar a hegemonia do "adversário" da Catumbela.