Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Maio de 2020 | 14h24 - Actualizado em 18 Maio de 2020 | 14h24

Museu do Dundo com olhos na inovação

Dundo - O Museu Regional do Dundo aposta na criação de um acervo museológico interactivo, capaz de apresentar propostas inovadoras, em especial aos jovens estudantes, agentes culturais, investigadores e historiadores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

museu regional do dundo (arquivo)

Para tal, perspectiva-se a construção de um edifício moderno, para albergar as salas de depósito geral definitivo, um laboratório de investigação biológico, a requalificação da Estação Arqueológica do Bala-Bala e a revitalização da Aldeia Museu.

De acordo com o director da instituição, Ilunga André, continuam as negociações para a criação de novas parcerias com instituições museológicas e universitárias nacionais e internacionais, para a formação de quadros tendo em conta a melhoria dos serviços prestados pela instituição.

Em fase avançada, adiantou, está o processo para o reconhecimento do Sona - desenhos da cultura Lunda feitos na areia -, como Património Cultural Nacional.

Relativamente ao Dia Internacional dos Museus, afirmou que, diferente dos anos anteriores, o museus comemora a data com as portas fechadas devido as medidas de restrições impostas pelo Estado face a pandemia da covid-19.

Esta situação, adiantou, condiciona a realização de alguns projectos programados, tais como a conclusão de algumas obras de ampliação do museu com mais de 100 anos de existência.

O Museu Regional do Dundo tem-se destacado na conservação de acervos culturais diversos, documentação, pesquisa histórica e específica acerca do povo Lunda Côkwe, constituindo uma das principais atracções dos turistas. Em 2019, recebeu 30 mil visitantes, 200 dos quais estrangeiros.

As colecções etnográficas do Museu do Dundo constituem a principal componente do objecto social da instituição e resultam da primeira campanha de recolha de peças, designada por expedição de Camaxilo, feita no longínquo ano de 1937, e do Alto Zambeze, em 1939.

Actualmente, conta com um acervo de nove mil peças etnográficas e 14 mil de história natural, das quais apenas 821 expostas, incluindo as oito resgatadas no ano transacto.

Leia também
  • 13/04/2020 14:05:49

    Museu do Dundo - o guardião da tradição Côkwe

    Dundo - A preservação da história e da tradição de determinado povo é um factor preponderante para a conservação da sua identidade cultural, e, neste quesito, os museus jogam papel relevante, como ocorre com o Museu Regional do Dundo.

  • 04/03/2020 15:27:44

    Vencedores do Carnaval recebem prémios

    Dundo - Os grupos carnavalescos Tchako Utchota e Muesseque Utale, vencedores da edição 2020 do Carnaval na Lunda Norte, receberam hoje (quarta-feira), no Dundo, os seus prémios, avaliados em 800 e 600 mil kwanzas.

  • 25/02/2020 16:32:12

    Tchaco Utchota vence carnaval na Lunda Norte

    Dundo - O grupo carnavalesco Tchako Utchota, representante do município de Chitato, venceu o Carnaval 2020 na classe de adultos, ao totalizar 690 pontos.